Negócios

Localiza completa 20 anos de IPO com boom em retorno a acionistas

O capital investido saiu de R$ 780 milhões para mais de R$ 50 bilhões
Localiza completa 20 anos de IPO com boom em retorno a acionistas
Foto: Localiza/Divulgação

A Localiza&Co, líder no mercado de locação de veículos na América Latina, acaba de completar 20 anos de capital aberto na B3 com números robustos. Desde seu IPO, em 2005, a companhia acumula retorno total aos acionistas (TSR) de mais de 5.900%, com uma média anual de 22,6%, colocando suas ações entre as mais negociadas da bolsa. O capital investido saltou de R$ 780 milhões para mais de R$ 50 bilhões.

Fundada em Belo Horizonte em 1973, a empresa celebrou o marco com o reforço de seu modelo de negócios e visão de longo prazo. “Alcançar duas décadas de capital aberto é um feito de poucas empresas. Isso reflete nossa capacidade de adaptação e liderança em um setor em constante transformação”, afirma o cofundador Eugênio Mattar.

A trajetória de crescimento inclui uma frota que passou de 35 mil para cerca de 630 mil veículos entre 2005 e 2025 – um aumento de 1.700% -, além da expansão de 117 para 702 agências em sete países da América Latina. A rede de lojas de seminovos também cresceu, de 13 para 244 unidades. No mesmo período, o quadro de funcionários saltou de 1.845 para mais de 22 mil pessoas.

“Hoje operamos um ecossistema completo de mobilidade, com tecnologia de ponta e forte escalabilidade. Nosso relacionamento com o mercado de capitais é pautado na transparência e no crescimento sustentável”, destaca o CEO, Bruno Lasansky.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Localiza&Co é a oitava marca mais valiosa do País, segundo o Kantar BrandZ, e figura entre as 15 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com o Great Place to Work. A inovação tem papel central: só no primeiro trimestre de 2025, foram 9.490 deploys em produtos digitais. Entre as soluções recentes estão o Localiza Meoo (carros por assinatura) e o Localiza Zarp (voltado a motoristas de aplicativos), que já atende cerca de 1 milhão de usuários.

A venda de seminovos, estratégia para renovação de frota e preservação de margens, também avança: no primeiro trimestre de 2025, as vendas cresceram 22% sobre 2024, com 74.720 carros comercializados e receita de R$ 5,3 bilhões.

De olho no futuro, a companhia aposta em um modelo de mobilidade sustentável e multissoluções. Hoje, 95% da frota é composta por veículos flex, com incentivo ao uso de etanol, e há iniciativas em curso para ampliar o uso de veículos elétricos e híbridos.

Marcos em 20 anos de capital aberto na B3

• 5.900% de retorno total aos acionistas (TSR) desde o IPO (média anual de 22,6%);
• Capital investido: de R$ 780 milhões (2005) para +R$ 50 bilhões (2025);
• Frota: de 35 mil para 630 mil veículos (+1.700%);
• Agências: de 117 no Brasil para 702 unidades em sete países da América Latina;
• Lojas de Seminovos: de 13 para 244 unidades;
• Colaboradores: de 1.845 para mais de 22 mil pessoas;
• Receita com venda de Seminovos (1º tri/2025): R$ 5,3 bilhões (alta de 22% sobre 2024);
• Deploys de tecnologia (1º tri/2025): 9.490 deploys (média de 148/dia útil);
• Atuação internacional: presença no México desde 2023 (18 filiais);
• Usuários atendidos pelo Localiza Zarp: cerca de 1 milhão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas