Localiza é a oitava marca mais valiosa do Brasil

A mineira Localiza é a oitava marca mais valiosa do Brasil. É o que aponta o relatório feito pela companhia especializada em dados Kantar. De acordo com o levantamento, a locadora de veículos foi o grande destaque entre as estreantes na pesquisa, com valor de marca de US$ 3,051 bilhões.
Os responsáveis pelo estudo destacaram a longa trajetória da empresa no mercado e sua inovação por meio de novos aplicativos e serviços. Segundo eles, a Localiza segue evoluindo em seu modelo de negócios visando manter sua relevância para os consumidores brasileiros.
A Kantar incluiu a companhia mineira na categoria Plataformas de tecnologia e serviços ao consumidor. Além dela, outros destaques desse grupo foram: Unidas (21ª posição, com US$ 1,206 bilhões) e Movida (33ª posição, com US$ 752 milhões). Todas elas são estreantes na pesquisa, assim como a própria categoria, que apresentou uma variação positiva de 2.170% no valor de marca.
Vale lembrar que a Localiza – que em dezembro de 2022 aumentou o leque de produtos e passou a se chamar Localiza&Co – registrou em 2023 uma receita líquida de R$ 28,9 bilhões. Isso representa avanço de 62,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A diretora de marca da Localiza&Co, Tatiana Rocha, destaca a importância desse reconhecimento para a empresa e para o Estado. “Para a Localiza&Co é uma honra representar Minas Gerais no ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil, realizado pela Kantar. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso contínuo em gerar valor para os nossos clientes”, afirma.
Ela ainda ressalta a jornada de constante evolução da marca mineira e seu compromisso de encantar seus clientes com soluções inovadoras que atendam todas as suas necessidades. “Acreditamos, firmemente, que o sucesso alcançado também passa por um time de alta performance apaixonado e comprometido em entregar sempre o melhor em toda a jornada dos clientes”, declara.
No balanço divulgado no início deste mês, a locadora de veículos destacou que o foco neste exercício estará na precificação do aluguel para recomposição dos níveis de retorno e na otimização do portfólio de segmentos e disciplina na alocação de capital. Além disso, a empresa terá como objetivo melhorar a eficiência da gestão de custo e produtividade da frota.
A empresa também pretende ampliar sua capacidade de venda de veículos seminovos para suportar o processo de rejuvenescimento da frota e manter o foco em seu processo de inovação.
Ranking das marcas mais valiosas do País
Segundo os dados da Kantar, a empresa mais valiosa do Brasil é o banco Itaú, que lidera o ranking com valor de marca de US$ 7,399 bilhões. A empresa de serviços financeiros responde por 8,9% do montante total da pesquisa. Em seguida aparecem duas marcas de bebidas alcoólicas: a Brahma (US$ 6,659 bilhões) e Skol (US$ 5,859 bilhões).
Já o maior avanço registrado pelo levantamento foi do Banco do Brasil, que apresentou variação positiva de 55% ou sete posições acima da pesquisa anterior. O valor da marca do banco estatal é US$ 1,639 bilhões. Outros destaques foram: Caixa Econômica Federal (34%), Drogasil (31%) e Quero (30%).
O valor das 50 marcas brasileiras mais valiosas, com base nas percepções dos investidores e dos consumidores, cresceu 4% nos últimos dois anos. De acordo com o último Relatório das Marcas Brasileiras Mais Valiosas da Kantar BrandZ de 2024, o valor total agora ultrapassa US$ 82,80 bilhões.
O diretor-geral da divisão de insights da Kantar no Brasil, Milton Souza, destaca a resiliência das marcas no último ranking, após a disrupção e a incerteza dos últimos anos no Brasil e nos mercados globais. “Com 19 marcas aumentando o seu valor este ano, temos uma retomada de crescimento similar aos tempos pré-pandemia, com as marcas investindo em novas campanhas, eventos e festivais, para garantir que se engajam com os consumidores”, diz.
Confira o Top 10 das marcas brasileiras mais valiosas de 2024
- Itaú (US$ 7,399 bilhões)
- Brahma (US$ 6,659 bilhões)
- Skol (US$ 5,859 bilhões)
- Claro (US$ 5,708 bilhões)
- Nubank (US$ 4,581 bilhões)
- Bradesco (US$ 4,335 bilhões)
- Vivo (US$ 3,348 bilhões)
- Localiza (US$ 3,051 bilhões)
- Petrobras (US$ 2,695 bilhões)
- Antarctica (US$ 2,470 bilhões)
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