Localiza terá laboratório de tecnologia até o final do ano

Ideia é reunir times multidisciplinares da empresa em momentos relevantes

25 de outubro de 2022 às 0h29

img
O Localiza Labs funcionará numa área de 4.800 m² para receber até 700 pessoas | Crédito: Divulgação

Um espaço com 4.800m2 e com capacidade para receber até 700 pessoas é a proposta do Localiza Labs, no bairro Cachoeirinha, na região Nordeste da Capital, a ser inaugurado até o fim do ano. Há pouco mais de dois quarteirões da sede do grupo e com 603 posições de trabalho e 410 assentos colaborativos (sofás, poltronas, assentos em sala de reunião para uso temporário), o laboratório de tecnologia e ciência de dados da Localiza vai receber a equipe da companhia que trabalha em Belo Horizonte ou outras cidades.

O objetivo, segundo o CTO da Localiza, André Petenussi, é criar um escritório focado em colaboração e inovação.

“Vamos ter os nossos times multidisciplinares reunidos aqui quando isso for importante para eles. Queremos nos conectar também com a comunidade de desenvolvimento da região. Não teremos outras empresas instaladas no Labs, mas elas vão frequentar o ambiente. Aprendemos durante os últimos dois anos que há momentos em que o home office funciona melhor, mas em outros, é preciso estar junto. A velocidade de inovação é muito rápida e a troca de experiência é fundamental para a inovação. Isso é muito rico. As empresas colaboram pouco em troca de práticas. O profissional de tecnologia gosta muito disso”, explica Petenussi.

O espaço contará, ainda, com restaurante, lanchonete, consultório médico, lactário (espaço para colaboradoras lactantes), vestiários, espaços de descompressão internos (poltronas, sofás, e área de jogos) e ao ar livre. O intuito é garantir a saúde e o conforto dos colaboradores.

Além de ser um espaço de trabalho, o Labs também estará aberto à realização de rodas de conversa, bootcamps, ações de tecnologia, eventos e iniciativas que promovam o desenvolvimento, capacitação e integração de pessoas da comunidade tech local.

Um espaço com 4.800m2 para receber até 700 pessoas é a proposta do Localiza Labs | Crédito: Divulgação

Essa não é a primeira vez que a Localiza desenvolve um espaço para colaboração em prol da inovação. O primeiro Localiza Labs foi inaugurado em Recife (PE) no ano passado e, bem antes disso, em 2018, a companhia se uniu a outras organizações e fundou o Órbi Conecta, no bairro Lagoinha, na região Noroeste. O Órbi busca fomentar a inovação e o empreendedorismo e ser um ponto de encontro em Belo Horizonte para conectar todo este ecossistema tecnológico, disseminar conhecimento e unir grandes empresas, investidores e startups, promovendo uma rica troca e desenvolvimento.

“Já há bastante tempo vivemos de uma crise de talentos generalizada e em tecnologia isso é até pior. Com isso, os profissionais de tecnologia acabaram se juntando para trocar práticas, para aprender juntos nos últimos 10 anos. Nas grandes cidades isso acontece como prática. Teremos aqui um espaço para amadurecer os nossos talentos e outros. Já fazemos isso com o Órbi. Mesmo o time sênior precisa de constante atualização. O processo de aprendizagem dessa turma não é o mesmo dos entrantes. Eles aprendem em eventos, fazendo apresentações e treinando os outros, por exemplo”, pontua.

Iniciativas como essas são extremamente relevantes para um mercado que caminha em grande expansão. De acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará de 420 mil profissionais de TI até 2024, sendo que apenas 46 mil profissionais se formam na área anualmente.

“A formação em tecnologia é um dos maiores gaps dos próximos anos. Precisamos nos esforçar ainda mais para atrair os jovens para essas carreiras, que são das mais inclusivas. Tem muita coisa que dá para aprender remotamente e a baixo custo. Temos feito incursões de formação de mulheres, por exemplo. Esse é um espaço para amadurecer os nossos talentos e outros. Desenvolver o mercado de tecnologia é bom para todo mundo, não só para a Localiza. É uma oportunidade adicional desenvolver os nossos negócios, mas, também, onde o nosso time aprende e ensina com outras pessoas da região. Isso tem um grande poder de transformação social”, completa o CTO da Localiza.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail