Lojasmel prepara expansão do varejo físico por Minas Gerais

Rede conta com uma loja em Poços de Caldas e um centro de distribuição em Extrema

30 de janeiro de 2024 às 5h11

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Rede Lojasmel foi criada em 1979 e conta com 56 lojas em funcionamento, além de dois centros de distribuição | Crédito: Lojasmel/Divulgação

No mercado desde 1979, a Lojasmel prepara a expansão do seu varejo físico por Minas Gerais e São Paulo. A rede, que conta com 56 lojas e dois centros de distribuição (CDs), espera crescer 10% em volume de vendas este ano na comparação com 2023.

Em Minas Gerais, a empresa conta uma loja em Poços de Caldas e um centro de distribuição que se dedica à distribuição para o e-commerce, em Extrema, ambos no Sul do Estado. De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Lojasmel, Pedro Paulo Cruz, após consolidar as atuais operações, o próximo passo será dar velocidade à expansão que deve manter o modelo de lojas próprias.

“Começamos por Poços de Caldas para conhecer o território. Embora Minas e São Paulo sejam estados vizinhos, existem características diferentes. Escolhemos a cidade porque estamos próximos, pela sua importância econômica e também por questões afetivas. Estamos, também, em um período de consolidação do CD de Extrema, aberto no ano passado. Ele é muito importante dentro da nossa estratégia omnichannel. A partir do momento em que tudo estiver realmente azeitado, vamos focar mais na expansão das lojas. A expectativa é que possamos divulgar as próximas inaugurações já no segundo semestre”, explica Cruz.

A meta de crescimento e o plano de expansão das Lojasmel estão em linha com os resultados do varejo em 2023. Minas e Brasil tiveram crescimento do comércio varejista ampliado quase idêntico, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De janeiro a novembro, o Estado teve expansão no volume de vendas de 2,7%, enquanto a média nacional teve alta de 2,6%. Nos últimos 12 meses, os crescimentos foram iguais, de 2,3%.

Há cinco anos, a rede aposta na criação de marcas próprias: Honeyhome e a Bee, ambas envolvendo produtos de quase todas as categorias comercializadas pela rede.

Atualmente, são mais de 1,2 mil produtos das marcas próprias, somando cerca de 10% do portfólio total. A maioria dos itens é proveniente da China e do Egito.

Os produtos das marcas próprias representaram em torno de 6% em 2022, subindo para 15% no ano passado. A meta para 2024 é que a Honeyhome e Bee respondam por 20% do faturamento.

“Durante a pandemia o varejo teve muitas dificuldades com abastecimento, principalmente de importados, e com as Lojasmel não foi diferente. Agora a cadeia de suprimentos foi restabelecida, mas estamos sofrendo com os preços. Existe uma inflação global que penaliza a todos e a própria condição da economia brasileira”, pontua.

Fortalecimento da cultura organizacional é estratégico

Para dar conta de tanto trabalho e da constante digitalização das operações, a rede conta com cerca de 1,5 mil colaboradores. Para atrair e reter talentos, a aposta da empresa é fortalecer a cultura organizacional, além de investir em qualificação e desenvolvimento pessoal interno.

“Acreditamos que para ser uma marca empregadora precisamos ter uma cultura forte. Devemos oferecer para as pessoas mais que remuneração, benefícios e um bom clima. As pessoas querem também valores e identificação. Claro que a qualificação é importante, mas isso pode ser trabalhado aqui em boa medida. Queremos gente que tenha a ver com as Lojasmel, dispostas a crescer junto. Hoje dedicamos boa parte dos esforços a promover o desenvolvimento pessoal das nossas equipes”, completa o diretor administrativo-financeiro das Lojasmel.

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