Loteadoras entram na era digital e aceleram vendas no setor

9 de outubro de 2020 às 0h10

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Crédito: Divulgação

A tecnologia vem sendo uma grande aliada em diversos setores, trazendo mais agilidade, comodidade e incrementando as vendas e processos internos das empresas. Um dos setores que vem se destacando com essa transformação é o imobiliário. Segundo dados do Secovi (Sindicato de Habitação), 58% das loteadoras adaptaram seus modelos para um atendimento digital nos últimos meses, tornando-se alvo de muito desenvolvimento e inovação.

Entre as startups que atuam nesse mercado está a InstaCasa, proptech que permite que potenciais compradores visualizem uma grande variedade de projetos de arquitetura para implantação em cada lote no lançamento do empreendimento, impulsionando assim a venda de lotes.

Desde março, 24 novos empreendimentos passaram a integrar a base da empresa, representando um crescimento de quase 50% desde o início da pandemia. “O momento atual demanda soluções digitais para encantar o cliente a distância e estamos bem posicionados para oferecer essa experiência ao mercado”, comenta o CEO e fundador da startup, Mauricio Focas Carrer.

Segundo empreendedor, dentre os empreendimentos que passaram a agregar o portfólio, alguns já foram lançados e outros serão disponibilizados nos próximos meses. “O setor de loteamentos é bastante tradicional e pulverizado, não existem muitas iniciativas de inovação voltadas a este mercado. Por isso, queremos levar mais tecnologia e dinamizar os processos de venda e ocupação dos empreendimentos”, complementa Carrer.

A InstaCasa usa a tecnologia para democratizar o acesso a projetos de arquitetura e transformar o modo como as pessoas imaginam suas casas. Segundo o CEO da proptech, usando realidade aumentada, a tomada de decisão no momento da compra é mais assertiva.

“Nossa ideia é ser um grande aliado dos loteadores e também dos corretores de imóveis. Além da visualização da planta em tempo real, temos outros benefícios importantes que podem auxiliar no processo de venda como, por exemplo, experiência através de realidade aumentada e realidade virtual a calculadora do custo de construção dos projetos escolhidos, a orientação para a aprovação do projeto na prefeitura local e para obtenção do financiamento para construção”, explica Carrer.

Com esse modelo, a startup já ajudou mais de 30 loteadoras na fase de vendas. Uma delas é a Lote5, uma loteadora inovadora de São Paulo, que vendeu 60% dos lotes de um de seus empreendimentos em São José dos Campos (SP), no evento de lançamento com a solução da InstaCasa.

Segundo o diretor da loteadora, Fernando Albuquerque, os recursos visuais criados pela startup fizeram toda diferença no momento da venda, pois os consumidores conseguiram visualizar de forma efetiva o que poderia ser construído em cada lote. “Contratamos a InstaCasa para diferentes loteamentos e as soluções apresentadas adequaram-se perfeitamente aos diversos tipos de consumidores. Isso nos mostrou a importância de trabalhar com uma solução que mostra para o cliente o que pode ser feito no terreno” avalia Albuquerque.

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