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Lucro no e-commerce brasileiro alcançou R$ 262,7 bilhões

Faturamento também está relacionado a facilidade de se ingressar no ramo
Lucro no e-commerce brasileiro alcançou R$ 262,7 bilhões
Crédito: Adobe Stock

O lucro no e-commerce brasileiro alcançou R$ 262,7 bilhões em 2022, apresentando um crescimento de 24% no número de clientes que fizeram compras on-line, de acordo com recente estudo divulgado pela NielsenIQEbit.

O aumento é reflexo da confiabilidade no mercado eletrônico, que demonstra rapidez nas compras e entregas e confiança nas principais empresas que atuam no ramo, como a Amazon, Mercado Livre e Shopee. A facilidade para se iniciar um negócio eletrônico também é um dos fatores que contribuíram.

O CTO da Magis5, Vitor Mateus Lima, afirma que o aprimoramento da tecnologia contribuiu para o crescimento dos empreendedorismos digitais. “A facilidade com que uma pessoa pode iniciar a venda de produtos on-line hoje é significativa. Com o avanço da tecnologia e a crescente conectividade, basta ter um celular e determinação para colocar seus produtos na internet”.

O cenário do e-commerce é competitivo, especialmente para pequenas e médias empresas, pois possuem poucas ferramentas, e é necessário que estejam cada vez mais presentes na internet para prosperarem. É importante que tenham acesso a análise de dados para tomarem decisões estratégicas.

Confira abaixo alguns dos fatores necessários que as pequenas empresas no ramo, devem-se atentar:

Compreender o comportamento do consumidor

A análise dos dados obtidos pode permitir que os pequenos negócios entendam a maneira como o consumidor interage em sua plataforma, em qual área do site ele mais permanece, quanto tempo é gasto navegando e quais produtos são mais interessantes.

Aprimoramento das estratégias de marketing

Através do marketing, as empresas podem perceber quais canais são mais utilizados e geram melhores resultados, a partir disso, novas alterações nas estratégias desenvolvidas poderão ser aplicadas, a fim de potencializar os resultados e abandonar métodos ineficazes. Além de contribuir para outros setores importantes, como a publicidade dos produtos. “Um dos principais feedbacks que recebemos de nossos clientes é como nossa plataforma permite a geração de relatórios inteligentes sobre a lucratividade e os prejuízos, permitindo a ele identificar quais são os seus produtos mais vendidos, direcionando campanhas com um retorno muito maior e eficiência”, ressalta o CTO da Magis5.

Faça a otimização das compras dos consumidores

Aliado com a análise dos dados referentes a consumidores, as pequenas e médias empresas têm a possibilidade de fortalecer sua relação com os clientes por meio da recomendação de mercadorias relacionadas, divulgação de ofertas e atendimento eficaz, podendo gerar mais vendas.

Crie estratégias a partir de dados

No e-commerce, a análise das informações obtidas levam a uma visão detalhada dos resultados das estratégias aplicadas. A partir dos dados, empreendedores podem aprimorar ou criar novos métodos para o negócio. “Quem não estiver atento aos detalhes que a tecnologia proporciona corre o risco de ver seu negócio naufragar e perder espaço para aqueles que se atentam às melhorias e aos dados fornecidos por plataformas como a da Magis5”, alerta Vitor.

*estagiário sob supervisão da edição

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