Macromaq abre loja em BH em parceria com fabricante chinesa de empilhadeiras

A catarinense Macromaq, um dos principais players de comercialização nacional de empilhadeiras e plataformas elevatórias, acaba de abrir sua primeira unidade em Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte.
Com a nova operação, instalada no Anel Rodoviário Celso Mello Azevedo, no bairro Bonsucesso, na região do Barreiro, a filial se junta à matriz em São José (SC) e às demais unidades situadas em Chapecó (SC), Joinville (SC), Curitiba (PR) e Itupeva (SP).
De acordo com o gerente comercial, Fabiano Olseski, a chegada da Macromaq à capital mineira faz parte de uma expansão estratégica após a companhia fechar um contrato de parceria com a fabricante chinesa Hangcha. “Somos a distribuidora oficial das empilhadeiras Hangcha no Brasil e possuímos exclusividade em Minas Gerais“, pontua.
Com loja mineira, meta é de chegar ao primeiro bilhão em receita em até três anos
Com o contrato firmado, a atuação da empresa já atinge o volume de 2,5 mil equipamentos da marca Hangcha locados. É que além de vender equipamentos da marca, que é uma das principais montadoras de empilhadeiras do mundo, a Macromaq também trabalha com a locação.
“É onde a gente abre um parentes maior porque estamos entre as maiores empresas de locação de equipamentos do Brasil“, frisa o gerente.
Ele acrescenta: “Estamos falando de empilhadeiras que utilizam bateria de lítio, de uma marca que está na vanguarda da tecnologia com o uso de energia renovável, o que ultimamente tem dominado o setor. Isso reflete em mais produtividade para as empresas e redução de custos de operação do cliente”, explica Olseski.
Embora a empresa já atuasse com alguns clientes em Minas Gerais, a aliança estabelecida com a Hangcha permite uma atuação mais próxima e intensa.
“Com a unidade em Belo Horizonte a nossa expectativa é de atingir R$ 1 bilhão de receita nos próximos três anos, aumentando a nossa frota de 2.500 máquinas locadas para 5 mil máquinas“, afirma o gerente comercial.
Na capital mineira, a Macromaq vai oferecer os seguintes serviços:
- venda de empilhadeiras,
- plataformas elevatórias,
- peças de reposição,
- serviços assistência técnica,
- logística
- e locação de equipamentos de linha amarela (que compreende os maquinários da área de construção civil e mineração como escavadeiras, retroescavadeiras, tratores e motoniveladores, dentre outros).
Com o funcionamento de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, a loja atuará no atendimento de empresas de várias frentes mercadológicas, dentre elas, negócios do ramo de atacado e varejo, mineração, industrial, agronegócio e do segmento de cargas.

Comércio de empilhadeiras tem percurso promissor
Com 46 anos de atuação, a Macromaq pretende apresentar um novo momento junto ao mercado nacional. Fabiano Olseski destaca a importância de Minas Gerais para o segmento de equipamentos de construção civil: “Minas é o terceiro maior Estado consumidor de empilhadeiras do País, ao lado de São Paulo e do Rio de Janeiro“, diz.
O uso de empilhadeiras para a movimentação de cargas cresce no mundo todo. Especialistas estimam que no Japão há uma empilhadeira para cada quatro habitantes, em média. No mercado americano, esse número é de uma máquina para cada vinte pessoas, enquanto no Brasil, a proporção é de uma para cada 40 mil brasileiros, aproximadamente.
Esse cenário comprova como o mercado nacional de empilhadeiras mostra-se bastante promissor, especialmente com a expansão do setor de movimentação de cargas. As Cooperativas de Transporte de Cargas (CTCs), por exemplo, registraram um faturamento de quase R$ 2 bilhões no último ano.
Ouça a rádio de Minas