Novos profissionais no mercado buscam não apenas uma boa remuneração e benefícios, mas também trabalhar em uma empresa que tenha um bom plano de carreira e estimule seu desenvolvimento e crescimento profissional. Segundo pesquisa da 7waves, 26,70% dos 16.119 usuários ativos do aplicativo querem crescer na carreira neste ano. O levantamento também apontou que entre os entrevistados, 10,58% pretendem ser promovidos, 8,13% querem encontrar um emprego e 2,18% desejam participar de concursos públicos.
Subir na carreira faz parte do plano de quem quer ter sucesso no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, é inegável que a competição no ambiente profissional está cada vez mais acirrada, pois há bons profissionais em todos os lugares e é preciso saber se destacar, para ocupar uma nova colocação. Mas muitos profissionais não sabem ao certo o que precisam fazer para chegar a tão sonhada posição.
PUBLICIDADE
Existem vários desafios para quem deseja chegar ao sucesso e a atitude pode contar muito na hora de assumir a nova colocação profissional. A mentora Liris Gonçalves, sinaliza alguns dos principais obstáculos enfrentados por aqueles que desejam ser promovidos, “a maior dificuldade está nas atitudes, como achar que merece reconhecimento, que todos deveriam saber o quanto o trabalho é único ou que basta entregar o resultado, e isto significará promoção automática.”
Para a especialista, diversos profissionais têm um comportamento passivo e esperam que a nova posição seja entregue de “presente”, sem que uma nova postura seja adotada. “Muitos colaboradores continuam fazendo as mesmas atividades e esperam a promoção chegar para ter motivação, porém o profissional deve agir como se já estivesse no novo cargo, antes de assumi-lo’’, comenta Liris Gonçalves.
A mentora que durante 30 anos esteve à frente da liderança de grandes empresas como C&A, Avon, Vivara e Carrefour dá ainda algumas dicas para quem quer impulsionar sua carreira e conquistar a colocação desejada: “quem quer crescer deve entregar resultado, achar tempo para se envolver em projetos de sua área ou de outras de interesse, oferecer algo a mais, portar-se e vestir-se como se já estivesse promovido, além de demonstrar que a empresa realmente pode contar com esta pessoa”, explica.
O autodesenvolvimento também é uma ferramenta essencial neste processo, já que é capaz de colaborar com a criação de diversas habilidades comportamentais. “O profissional deve aprimorar o autoconhecimento, além da capacidade de liderar e gerir pessoas, pois as soft skills muitas vezes podem ajudar a determinar quem será promovido”, sinaliza. Para Liris Gonçalves, as capacitações, os cursos, e o apoio de mentores experientes, podem acelerar muito o processo de promoção.