Maricota vai implantar nova fábrica em Luz com aportes de R$ 50 mi
19 de junho de 2021 às 0h29
A mineira Maricota Alimentos, empresa de alimentos congelados com sede em Luz, no Centro-Oeste do Estado, está investindo R$ 50 milhões na construção de uma nova fábrica na cidade, prevista para ser inaugurada em julho de 2022.
Com a capacidade de produção da atual planta 100% ocupada, a nova unidade vai permitir um salto de 233% no limite de produção, bem como a introdução de novas linhas como a de massas frescas, empanados, hambúrgueres, entre outros.
De acordo com o diretor comercial da Maricota, Ronaldo Evelande de Oliveira, a nova sede industrial será erguida em um terreno de 50 mil metros quadrados em uma região estratégica para a empresa, já que fica próximo aos fornecedores de produtos lácteos, ovos, entre outros. Ao todo serão 15 mil metros quadrados de área construída e a previsão é de que o número de colaboradores salte de 400 para 1.000 até 2025.
“A ideia é concentrarmos um único produto na antiga planta, que possui capacidade de produção para 15 mil toneladas de produto/ano – possivelmente pão francês congelado. E na nova, que terá limite de até 60 mil toneladas/ano, os demais, incluindo os novos“, contou.
Os investimentos estão ancorados no crescimento dos negócios que, em meio à pandemia, evoluíram 35% sobre 2019, mesmo com o forte impacto na divisão de food service, em função das restrições de funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis. Para este ano, a empresa prevê um crescimento de 22%, atingindo R$ 182 milhões de faturamento. Até 2025, a meta é ainda maior: chegar a R$ 500 milhões.
“Até o momento já temos registrada a evolução de 13%. Mas além de o segundo semestre tradicionalmente ser mais aquecido, também já estamos observando a retomada do food service, que deverá ajudar a alavancar as vendas”, comentou.
Por fim, em termos de mercado, Oliveira contou que a atuação está bastante pulverizada e que hoje a empresa de alimentos congelados atende todo o território nacional, sendo os principais mercados São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, respectivamente. Além disso, a Maricota exporta cerca de 7% da produção para 17 países.
Outra novidade diz respeito ao anúncio da parceria com o América Futebol Clube, baseada em valores compartilhados e prevista até 2022.