Mater Dei é Centro de Referência em ECMO em Minas

2 de março de 2020 às 18h07

img
Crédito: Pedro Vilela / Agencia i7

Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO, da sigla em inglês) é uma terapia de suporte feita por um cirurgião, indicada a pacientes adultos ou infantis, com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar, realizada a partir de uma tecnologia que se assemelha à função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a doença de base é enfrentada.

Em outras palavras, a oxigenação por membrana extracorpórea é utilizada em situações de falência pulmonar e/ou cardíaca refratária ao manejo clínico convencional em pacientes críticos.

Essa terapia foi implementada na Rede Mater Dei em 2019, após treinamento e formação de uma equipe multidisciplinar e altamente especializada, composta pela equipe de cirurgia cardíaca e cirurgia vascular, um médico intensivista junto com a equipe do CTI e um grupo de enfermagem, sob a coordenação da médica cardiologista pediátrica da Rede, Marina Pinheiro Rocha Fantini, atuando de forma integrada a outras clínicas.

O pioneirismo da Rede Mater Dei nesse tipo de terapia permitiu a integração l à Organização Extracorpórea de Suporte à Vida – ELSO.

A ELSO é uma instituição internacional que pesquisa, publica, avalia e regulamenta as ECMOs realizadas no mundo. A organização é destaque mundial em educação, treinamento, pesquisa e gerenciamento de dados para o avanço do suporte extracorpóreo à vida.

“Com um programa de ECMO bem estruturado, a Rede tem conseguido altas taxas de sucesso nos procedimentos”, relata a médica.

Congresso – A equipe da ECMO da Rede Mater Dei de Saúde irá apresentar o trabalho “ECMO para Choque Cardiogênico após Administração de Propofol” no Congresso EuroELSO 2020.

O encontro será realizado em Londres, no mês de maio.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail