MeEventos projeta faturar R$ 7 milhões

No início dos anos 2010, Tiago Ferreira comandava uma empresa de cabines de fotos. O negócio ia bem, mas a quantidade de pedidos diários ultrapassava o que uma pessoa podia administrar. Para organizar orçamentos e agenda, ele criou um sistema digital. O sucesso da ferramenta o fez perceber que não era só ele que precisava dela, mas todo o mercado de eventos. Poucos anos depois, em 2014, nascia a MeEventos, plataforma integrada de gestão de eventos, que hoje atende cerca de 15 mil eventos por mês em todo o País, abrangendo desde pequenos fornecedores até grandes estruturas de produção.
“Os números oficiais, como os da Abrape e do IBGE, ajudam, mas não captam toda a movimentação do mercado. Ao cruzarmos essas fontes com outros dados, como o volume de casamentos e eventos menores não mapeados, estimamos cerca de 1,8 milhão de eventos por ano no Brasil. Isso mostra o avanço da profissionalização do setor e nos permite afirmar que, hoje, um em cada 10 eventos passa pela MeEventos”, afirma Tiago Ferreira.
O empresário destaca a dificuldade de mapear o setor como um todo. “O mercado de eventos é carente de dados, e muitos eventos, principalmente de pequeno porte, são pouco ou nada mapeados. Estamos falando de festas infantis em condomínios, eventos corporativos menores, que às vezes envolvem apenas a contratação do espaço e um equipamento de som, ou até um casamento que precisa de um fotógrafo e inclui uma lembrancinha, como um bem-casado. Tudo isso movimenta muitos fornecedores, mas raramente entra nas estatísticas oficiais. Ainda assim, vimos que, nos últimos dois anos, foi um dos maiores geradores de emprego”, comenta. Para mudar esse cenário de falta de dados, a MeEventos também criou a DataEventos, uma plataforma gratuita que todo mundo pode usar para tomar decisões mais estratégicas e profissionalizar ainda mais o setor.
Hoje, tanto os grandes fornecedores quanto os pequenos estão dentro da plataforma da MeEventos. A empresa cresceu alimentada pelo “boca a boca” e ganhou tração especialmente a partir da pandemia, quando o setor precisou se reinventar. “Entramos em 2020 com 80 clientes e saímos com uma base de mais de mil”, relembra o CEO. Enquanto muitas empresas de eventos encolhiam, a MeEventos acelerou, consolidando-se como solução de gestão para bufês, espaços de festa, casamentos, feiras e eventos corporativos de todos os tamanhos.
E como funciona? Dentro do sistema, o usuário encontra ferramentas pensadas para resolver cada etapa da gestão de um evento. É possível criar formulários personalizados que ajudam na captação de leads e automação de propostas; centralizar o atendimento (omnichannel); automatizar o fluxo financeiro com emissão de boletos e notas fiscais e estabelecer réguas de cobrança e conciliação bancária; criar um quadro de tarefas Kanban para acompanhar o fluxo de trabalho; gerenciar equipes, com cadastro, seleção e atribuição de tarefas; reunir todos os documentos e contratos de um evento em uma só pasta e muito mais.
A MeEventos faturou R$ 4 milhões em 2024 e projeta R$ 7 milhões em 2025. Tiago Ferreira afirma que sua maior motivação no trabalho é a percepção de impacto no dia a dia do setor. Ao oferecer uma plataforma acessível e integrada, a empresa ajuda diversos negócios a ganhar competitividade. “Temos um papel no impulsionamento de pequenos fornecedores, que são a base do setor de eventos. A tecnologia traz para eles uma estrutura que antes era restrita às grandes empresas. Hoje, conseguimos dar mais visibilidade e profissionalismo a negócios que, sozinhos, teriam mais dificuldade para se organizar”, destaca o CEO.
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