Negócios

Mercadão dos Óculos inaugura três lojas em Minas Gerais em novembro

A rede de óticas planeja encerra este ano com 114 novas operações no BRasil, sendo 15 em Minas, e 200 franquias comercializadas no País
Mercadão dos Óculos inaugura três lojas em Minas Gerais em novembro
Foto: Divulgação Mercadão dos Óculos

A rede de óticas Mercadão dos Óculos vai inaugurar mais três lojas em Minas Gerais ao longo deste mês. A empresa possui mais de 700 unidades em todo o Brasil, sendo 44 no Estado. O objetivo da marca é encerrar 2025 com 114 novas operações, sendo 15 em Minas, e 200 franquias comercializadas no País.

As três novas lojas mineiras serão inauguradas em Curvelo, na região Central, Ubá, na Zona da Mata e em São Gotardo, no Alto Paranaíba. A franqueadora ainda abrirá outras dez óticas em cidades de oito estados no mês de novembro.

O CEO da rede Mercadão dos Óculos, Gustavo Freitas, destaca que o crescimento da empresa reflete a confiança dos franqueados no modelo de negócio e a forte demanda por produtos de qualidade a preços acessíveis. “Com essas novas unidades, seguimos firmes fortalecendo nossa presença em diferentes regiões”, diz.

Já o diretor de inovação e novos negócios da rede Mercadão dos Óculos, Cesar Lucchesi, afirma que a marca pretende expandir sua atuação em todas as regiões de Minas Gerais. Entre as cidades que estão no radar da franqueadora, algumas que estão com oportunidades avançadas para novos negócios são:

  • Juiz de Fora;
  • Montes Claros;
  • Governador Valadares;
  • Ribeirão das Neves;
  • Varginha;
  • Guaxupé;
  • Itajubá;
  • Pouso Alegre.
Loja da rede Mercadão dos Óculos.
Foto: Divulgação Mercadão dos Óculos

Lucchesi destaca que o Estado é o segundo maior mercado óptico do País e possui um potencial enorme de consumo impulsionado pelo envelhecimento da população e pelo aumento do uso de telas. “O Estado possui ainda uma forte capilaridade de cidades médias e pequenas que se encaixam perfeitamente em nosso modelo de franquias”, acrescenta.

O dirigente avalia que esse cenário faz de Minas uma região estratégica para expansão e um terreno fértil para investidores que desejam unir rentabilidade a um propósito claro de promover a saúde visual e transformar a vida das pessoas.

Modelo de negócio

A rede de óticas oferece quatro opções de investimentos para quem deseja ser um franqueado da marca. O investimento necessário para abrir uma unidade do modelo tradicional, de 40 a 70 metros quadrados (m²) de área, é a partir de R$ 247 mil, para municípios de médio e grande porte, com taxa de franquia de R$ 55 mil a R$ 75 mil.

Esse modelo ainda possui 5% de royalties sobre o faturamento e 2% de taxa de publicidade. O faturamento médio anual dessas operações é de R$ 1 milhão, com lucro médio de 18% a 25% do faturamento e prazo médio de retorno do investimento de 13 meses a 18 meses.

Loja da rede Mercadão dos Óculos.
Foto: Divulgação Mercadão dos Óculos

Já o contêiner, com 16 m² de área, é um modelo voltado para microrregiões como bairros residenciais, postos de gasolina e centros comerciais. O investimento inicial necessário para abrir este tipo de loja é a partir de R$ 99 mil, com taxa de franquia de R$ 23 mil. O faturamento médio é de R$ 410 mil por ano, com lucro médio mensal de 15% a 18% e payback de 18 meses.

A rede Mercadão dos Óculos também oferece uma opção para cidades de até 15 mil habitantes, o modelo super fit, com unidades de 20 m² a 25 m². O investimento para instalação é a partir de R$ 179 mil, com R$ 40 mil de taxa de franquia. O faturamento médio anual é de R$ 600 mil, o lucro médio é de 25% a 35% por mês e o prazo médio de retorno do investimento varia entre dez e 13 meses.

Outro modelo disponível é o fit, para municípios de até 30 mil habitantes, com área média para instalação variando de 25 m² a 45 m². O investimento inicial necessário para abrir uma unidade desse tipo é R$ 214 mil, com R$ 55 mil de taxa de franquia. O faturamento médio é de R$ 800 mil por ano e o lucro médio mensal fica entre 20% e 25% do faturamento. Já o tempo médio de retorno está entre 11 e 12 meses.

O CEO da empresa destaca que esses modelos permitem que a franqueadora atue em todas as regiões do Brasil, do interior à capital. “Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas