Negócios

Mercadão dos Óculos inaugura 12 franquias em dezembro e amplia presença em Minas

Cidades como Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata, ganharam novas unidades da marca
Mercadão dos Óculos inaugura 12 franquias em dezembro e amplia presença em Minas
Das 12 inaugurações previstas para este mês, duas serão em Minas Gerais, nas cidades de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata | Foto: Divulgação Mercadão dos Óculos

A rede de óticas Mercadão dos Óculos tem inaugurações previstas para dezembro em diversas cidades, num total de 12 franquias, sendo duas delas em Minas Gerais, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Ponte Nova, na Zona da Mata.

Há ainda unidades previstas em Natal (RN), São Paulo, Caieiras (SP), Arcoverde (PE), Formosa do Rio Preto (BA), Marialva (PR), Indiara (GO), Cosmorama (SP), Ibirá (SP) e Augustinópolis (TO).

“O crescimento da rede de óticas Mercadão dos Óculos reflete a confiança dos franqueados no modelo de negócio e a forte demanda por óculos de qualidade a preços acessíveis. Com essas novas unidades, seguimos firmes fortalecendo nossa presença em diferentes regiões”, ressalta CEO da marca, Gustavo Freitas. Para este ano, a meta é comercializar 200 franquias.

Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 99 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses. Atualmente a rede conta com cerca de 750 franquias e oferece quatro opções de investimentos: o contêiner (a partir de R$ 99 mil), para microrregiões como bairros residenciais, postos de gasolina e centros comerciais; o super fit (R$ 179 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit (R$ 214 mil), com até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 247 mil), para municípios de médio e grande porte.

Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.

Inovação

A rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia e uma das novidades, que está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas.

Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.

Prêmios e certificações

A rede recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o selo por seis seguidas.

A empresa também recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas