Mercado de games se torna nova aposta de investimento

O Brasil é, hoje, o maior mercado da América Latina no setor de games e deve se tornar o responsável por quase metade (47,7%) da receita do território. Isso mostra que esse mercado está passando por um momento de expansão.
Um estudo feito pela consultoria PwC em 2022 estima que, em 3 anos, o setor nacional deve chegar a uma receita de US$ 2.8 bilhões, o que equivale a quase R$ 14 bilhões.
O lucro do setor tem sido responsável por atrair investimentos dos próprios brasileiros, que desejam empreender em uma área que aparenta ser promissora e/ou que buscam diversificar a carteira de investimentos.
De acordo com um estudo do Sebrae, o mercado nacional é formado, majoritariamente, por pequenas e médias empresas, e entre os produtos mais populares estão: jogos de ação, aventura, RPG e esportes.
Empreendendo no mercado de games
A pesquisa Game Brasil 2022 observou, ao desenhar o perfil dos gamers brasileiros, que a maioria (51%) dos gamers são mulheres e a principal faixa etária é dos 25 aos 34 anos (25,5%).
Com 74,5% dos brasileiros sendo adeptos dos jogos eletrônicos, a plataforma mais utilizada para jogar é o celular (48,3%). O videogame vem em segundo lugar (20%) e o computador em terceiro (15,5%).
O Sebrae alerta, para quem deseja investir como empreendedor, que é importante identificar seu nicho, ter um plano de negócios, conhecer bem o mercado e desenvolver algo diferenciado, se possível.
Os principais desafios do setor são as dificuldades de acesso ao financiamento, ausência de mão de obra qualificada e incentivos fiscais. Dessa forma, é necessário que o empreendedor busque parcerias e programas de acelerações, além de digitalizar os canais de venda, tendo em vista que o e-commerce e marketplace estão também em expansão atualmente.
Para quem deseja investir como empreendedor, o mercado de games é uma notória oportunidade.
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas