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Mercado municipal com modelo de gestão personalizada é inaugurado no Sul de Minas

Nepomuceno é a primeira cidade a concluir todas as fases do projeto ‘Nosso Mercado’, do Sebrae Minas, desenvolvido conforme a realidade de cada município
Mercado municipal com modelo de gestão personalizada é inaugurado no Sul de Minas
As obras do centro comercial foram iniciadas em 2021 | Crédito: Scalioni Films / Google Maps / Reprodução

O Mercado Municipal Silvio Lucas será inaugurado nesta sexta-feira (22) na cidade de Nepomuceno, no Sul de Minas. Este é o primeiro centro comercial do Estado a concluir todas as fases do projeto ‘Nosso Mercado’, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas) em parceria com a prefeitura da cidade.

O plano prevê a implementação de um modelo de gestão mais adequado às necessidades do município mineiro. O objetivo é impulsionar o comércio local, a gastronomia e o turismo na região, além de gerar oportunidades de emprego e aumentar a renda da população.

A construção do mercado em Nepomuceno foi iniciada em 2021 como parte de uma iniciativa da prefeitura para revitalizar a rodoviária da cidade, que havia sido desativada em 2015. No último ano, o Executivo municipal estabeleceu uma parceria estratégica com o Sebrae Minas para a implementação do modelo ideal de gestão, operação e manutenção do novo centro comercial.

A prefeita de Nepomuceno, Iza Menezes (PSD), destaca a importância dessa parceria, que resultou na criação do Nosso Mercado. “Depois de muita luta conseguimos finalizar a construção do prédio. Porém, tínhamos ainda pela frente um grande desafio: como o mercado iria funcionar? Foi então que procuramos o Sebrae Minas para nos ajudar a encontrar uma solução que oferecesse um modelo administrativo que conduzisse a uma melhor gestão do mercado”, explica.

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Formatação do ‘Nosso Mercado’ em etapas

A primeira fase do projeto foi a realização de um estudo técnico de viabilidade baseado nas necessidades, dificuldades e expectativas da prefeitura, comerciantes e da própria população. Além da formação da governança local com a criação da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal de Nepomuceno (ACMMN).

A presidente da ACMMN, Allana Junqueira, ressalta que o objetivo da associação é tornar o Mercado Municipal um ponto de encontro para as pessoas interessadas em conhecer, de forma única, os sabores e aromas da região.

Crédito: Scalioni Films / Google Maps / Reprodução

A fase seguinte tinha como objetivo a implementação de um modelo de autogestão do mercado. Dessa forma, a administração municipal concederia à entidade representativa dos comerciantes a responsabilidade pela gestão, operação, manutenção e organização do espaço comercial.

O presidente do conselho deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que não há ninguém melhor para tomar decisões e propor soluções que garantam o cumprimento das normas, a qualidade dos produtos e a segurança dos visitantes, que os próprios comerciantes.

O programa também teve participação na elaboração e divulgação do edital de seleção dos 12 estabelecimentos que funcionarão no mercado. Dentre os selecionados estão: cafeterias, açougues, loja de presentes e hortifrutigranjeiros.

Próximos passos

O próximo passo para os comerciantes do mercado será a busca por novas parcerias e investimentos para capacitação nas áreas de gestão, marketing e finanças.

O Sebrae Minas também apoia outros cinco mercados municipais no Estado, por meio do projeto Nosso Mercado. Os municípios atendidos são:

  • Governador Valadares,
  • Patos de Minas,
  • Brasília de Minas,
  • Divinópolis e
  • Itapecerica.

Com exceção das duas últimas cidades, os outros três centros comerciais já estão em funcionamento.

A previsão para este ano é de que outras oito cidades mineiras sejam beneficiadas pelas ações do projeto.

O ‘Nosso Mercado’ é desenvolvido conforme a realidade de cada município e as características de cada mercado. Dessa forma, é possível que um mercado passe por todas as fases do projeto ou receba suporte apenas em determinadas etapas, dependendo das necessidades e grau de maturidade do ponto comercial.

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