Minas Gerais é o segundo estado com maior número de associados do Sam’s Club

O Sam’s Club atingiu, em agosto deste ano, a marca de 3,5 milhões de associados no Brasil. Só em Minas Gerais, o clube de compras do Grupo Carrefour Brasil possui mais de 230 mil clientes. O Estado é o segundo com maior número de associados, ficando atrás apenas de São Paulo, que tem mais de 1,5 milhão de afiliados.
Desde o mês de abril, a bandeira tem dobrado o ritmo de conquista de novos sócios no País, com uma média de 100 mil novos clientes por mês. Esse avanço é mais que o dobro da média observada nos 20 meses anteriores a esse período, quando o Sam’s Club adquiria, em média, 45 mil novos sócios por mês.
Dentre os motivos que podem explicar esse bom desempenho está a forte presença nacional da marca e as sete inaugurações realizadas ao longo de 2024, incluindo duas em Minas. As demais lojas foram abertas em São Paulo, Bahia, Ceará, Alagoas e na Paraíba.
Os dois lançamentos no Estado ocorreram em Belo Horizonte, no mês de maio, e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, no mês passado. Ambas as unidades representaram a chegada da marca nesses municípios. Até então, o clube de compras só possuía uma loja em Minas Gerais, na cidade de Contagem, na Grande BH.
A CMO do Sam’s Club, Claudia Vilhena, relata que os consumidores mineiros têm demonstrado interesse por todos os diferenciais que a bandeira pode oferecer. Ela ainda destaca as aberturas de lojas realizadas no Estado em 2024 e o número expressivo de sócios da marca presentes na região.
“O nosso objetivo é continuar como uma opção de compra diferenciada, exclusiva e com excelente custo-benefício para a população mineira”, declara.
As inaugurações realizadas neste ano fazem parte do plano de reestruturação do Grupo Carrefour Brasil, que prevê a conversão de aproximadamente 40 hipermercados em unidades das bandeiras Sam’s Club e Atacadão até 2026. A expectativa da companhia é que metade dessas operações seja convertida ainda neste ano.
Em julho, o grupo atualizou as projeções divulgadas no final de 2023. Dessa forma, a empresa espera abrir entre sete e nove lojas da marca Sam’s Club ainda em 2024, e 20 unidades da rede Atacadão no País. Para esse projeto, a companhia varejista está investindo entre R$ 2,3 bilhões e R$ 2,6 bilhões.
A empresa ainda projetou que a sinergias estimadas no âmbito da aquisição do Grupo BIG adicionarão R$ 3 bilhões ao EBITDA ajustado da companhia ao final de três anos contados do fechamento da operação. Esse montante é R$ 1 bilhão a mais que a projeção inicial de R$ 2 bilhões.

Sam’s Club: consolidação e território da marca
Desde a integração com o Grupo BIG, o Grupo Carrefour Brasil enxergou o enorme potencial do Sam’s Club. E assim tem sido. A bandeira já está no Brasil há 29 anos e, quando foi integrada ao Grupo Carrefour Brasil, em agosto de 2022, tinha 2,1 milhões de sócios. Em 20 meses passou para 3 milhões em março deste ano e, agora, cinco meses depois, chega a 3,5 milhões de sócios.
Cláudia Vilhena relata que a marca vem deixando de ser um segredo bem contado para se consolidar como o clube de compras do Brasil.
“Um modelo diferenciado e único no varejo. Nossa estratégia de marca e aquisição de novos membros segue forte, para os clubes já abertos e para as expansões”, afirma.
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Para ela, um dos grandes diferenciais do Sam’s Club é a identificação de toda base de sócios, o que permite um atendimento personalizado.
“Compreendemos as necessidades de cada cliente por meio de ofertas, benefícios e novidades adaptadas aos seus hábitos de consumo. Essa abordagem, com promoções, cashback, SmartCupom, entre outras ativações, eleva nossa média de conversão mensal em 5,7%”, complementa.
Atualmente, o Sam’s Club conta com 58 lojas espalhadas pelo Brasil. O clube opera com um sistema de afiliação e oferece mais de 5 mil produtos, incluindo itens importados exclusivos (disponíveis apenas no Sam’s Club), embalagens diferenciadas e econômicas, além de produtos de marca própria, a Member’s Mark, que inclui alimentos, itens para casa e brinquedos, entre outros. O valor da afiliação anual é de R$75,00, o equivalente a R$6,25 por mês.
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