Negócios

Minas está na final de premiação nacional de RHs

O especialista e gestor Leandro Souza de Pinho está na final da pesquisa nacional “CEOs e RHs Mais Admirados 2025”
Minas está na final de premiação nacional de RHs
Leandro Souza de Pinho é o representante do Estado na categoria RHs Mais Admirados 2025 | Foto: Cássia Cinque

A trajetória dos Recursos Humanos (RH) deixou de estar restrita a funções administrativas e passou a ser protagonista dentro das organizações. Hoje, o setor antecipa cenários, impulsiona transformações culturais e conduz processos de inovação.

O profissional da área precisa dominar tanto a linguagem dos negócios quanto a compreensão das pessoas, atuando como elo vital entre estratégia e execução, de acordo com o especialista e gestor Leandro Souza de Pinho, representante de Minas Gerais que figura na lista dos concorrentes da fase final da pesquisa nacional “CEOs e RHs Mais Admirados 2025”, realizada pelo Grupo Gestão RH, com apoio técnico da FGV in Company.

Para Pinho, que concorre à premiação na categoria RHs Mais Admirados 2025, a tecnologia também tem papel fundamental nesse movimento. Segundo o executivo, soluções como People Analytics e o uso de inteligência artificial (IA) já são realidade, principalmente em processos seletivos.

“A IA nos permite lidar com um grande volume de candidaturas com mais agilidade, mantendo o foco na qualidade. Equilibramos tecnologia com o olhar humano. Mas, a decisão final é sempre feita por pessoas, levando em conta valores, história e potencial de desenvolvimento”, ressalta.

Apesar das vantagens da tecnologia, Pinho destaca a importância da ética. “O desafio está em garantir que os algoritmos sejam calibrados com sensibilidade. Por isso, precisamos de uma equipe especializada para revisar continuamente os critérios e preservar a humanização de todo o processo”, completa.

Sobre o futuro, o diretor aposta em um perfil de RH cada vez mais híbrido. “O RH precisa ser analítico, digital e profundamente humano. Os profissionais precisam ter uma visão sistêmica, capazes de ler dados e tendências, mas com empatia, escuta ativa e inteligência emocional”, destaca.

O gestor também reforça a relevância da diversidade, especialmente na inclusão de profissionais acima dos 50 anos. Ele cita, como exemplo, a rede de supermercados Verdemar, onde atua como superintendente de RH, em Belo Horizonte. “Já fazemos a contratação de pessoas com esse perfil há muito tempo. Hoje, temos mais de mil colaboradores nesse grupo, cuja experiência e maturidade enriquecem nossa cultura organizacional”, afirma.

Para Pinho, que também é presidente do Conselho de Recursos Humanos da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), o aprendizado constante é primordial. “Os profissionais de RH devem buscar sempre o conhecimento, serem curiosos, escutar genuinamente e tomar decisões com base em dados, sem abrir mão da intuição humana. E, acima de tudo, cuidar das pessoas com verdade. Isso faz a diferença”, diz.

Experiência

Leandro Pinho é mestre em administração de empresas, pós-graduado em gestão estratégica de pessoas e bacharel em psicologia.

Ele é superintendente de RH na Organização Verdemar, empresa na qual contribui há mais de 22 anos na transformação e evolução das políticas e práticas de gestão de pessoas, sendo reconhecido com diversos prêmios pelos projetos desenvolvidos de sua autoria, dentre eles: “Inclusão como valor”, “Talentos da maturidade”, “Eu te projeto, você me protege” e “Verdemar sem fronteiras”.

O gestor esteve à frente da presidência da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Minas Gerais (ABRH/MG) no triênio 2022-2024. A trajetória na entidade também inclui passagens como diretor de responsabilidade social e conselheiro estratégico. Atualmente, segue como integrante do conselho deliberativo.

Em 2025, assumiu a presidência do Conselho de Recursos Humanos da ACMinas, onde atua com o propósito de contribuir no desenvolvimento de pessoas e empresas em Belo Horizonte. Além de suas atividades institucionais, também exerce o papel de professor universitário convidado por diversas instituições.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas