Porto Inovação: Varginha ganha novo parque tecnológico

Nesta quarta-feira (27) foi lançado oficialmente o Porto Inovação, primeiro parque tecnológico 100% privado de Minas Gerais, localizado em Varginha, no Sul de Minas. O parque tecnológico está localizado no Porto Seco Sul de Minas e integra o CIT Log, um condomínio industrial, tecnológico e logístico composto por uma estação aduaneira e diversas empresas.
Financiado pela administração do CIT Log, o Porto Inovação é o 9º parque tecnológico em Minas Gerais e contou com o apoio do governo do Estado.
De acordo com o gerente de operações do Porto Inovação, Stanley Drago, por ser o primeiro parque tecnológico privado, o Porto Inovação será mais ágil do que os outros.
“Normalmente, um parque nasce dentro de uma universidade, e depois ele vai trazendo empresas. Tudo depende de incentivo, e leva algo em torno de 10 a 15 anos para se consolidar. Aqui, como estamos com a iniciativa privada, queremos na metade do tempo, pois temos certeza que vai ter uma celeridade, mesmo porque, nos dois primeiros anos, quem vai bancar o parque tecnológico é o Porto Seco Sul de Minas”, explica.
Drago pontua também que são necessárias três etapas para a criação de um parque tecnológico: planejamento, implantação e funcionamento. “Nós estamos na etapa de implantação, nesse momento. Iniciaremos, provavelmente, a partir de janeiro, a trazer as empresas que querem fazer parte desse projeto”, adianta.
Veja quais são as instituições de ensino que participarão do Porto Inovação
- Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)
- Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
- Instituto Educacional Santa Cruz (IESC)
O gestor apontou que o desafio a partir de janeiro será trazer as empresas para o Porto Inovação. “Já começamos aqui dentro do Porto Seco mesmo, onde temos cerca de 100 CNPJs atuantes. Eu não acredito que todos, mas grande parte integrará o parque tecnológico. Mas a ideia é também trazer outras empresas de Varginha e região para fazerem parte do nosso parque tecnológico. A expectativa é ter entre 200 e 300 empresas no futuro, mas esse número ainda não está fechado”, projeta.
Inicialmente, o Porto Inovação está utilizando a estrutura do Porto Seco Sul de Minas. “Mas a ideia é que até o segundo semestre de 2025 teremos uma estrutura independente para o parque tecnológico Porto Inovação que virá a ser construída”, adianta Drago.
Quando questionado sobre os valores que serão aportados no empreendimento, o gerente explica que vai depender da demanda.
“Se começarmos com 100 empresas, dessas, umas 20 serão startups, que vão demandar um centro de network, de coworking, um lugar para reuniões e para apresentações. Depende muito da demanda para sabermos o tamanho do prédio que será necessário construir. Por isso ainda não temos esses valores definidos”, afirma.
Drago adianta que o Porto Inovação terá tecnologia e inovação voltada para o café e para a logística, que são segmentos fortes no Porto Seco Sul de Minas. “Nós não vamos nos fechar apenas para os segmentos de café e tecnologia. Se alguma empresa de outros setores quiser se associar, e o conselho técnico entender que tem integração com o parque tecnológico, nós a receberemos e vamos desenvolver tecnologia e inovação em outras áreas”, salienta.
Ouça a rádio de Minas