Pela primeira vez, Minas participa do SXSW, maior evento de tecnologia e inovação do mundo
Considerado o maior evento de inovação e criatividade do mundo, o South by Southwest (SXSW), realizado em Austin, nos Estados Unidos, atrai pessoas do mundo inteiro para apresentar novas ideias por meio de painéis, palestras, shows e exibições. Pela primeira vez, Minas Gerais terá um espaço exclusivo na conferência-festival, que acontece entre os dias 14 e 16 de março e celebra a convergência das indústrias de tecnologia, cinema, música e cultura.
De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Bárbara Botega, a iniciativa é uma oportunidade para conectar o DNA inovador mineiro ao epicentro global de tecnologia e cultura. O SXSW reúne mais de 500 mil participantes, de mais de 100 países.
O conteúdo apresentado por Minas está dividido em quatro pilares:
- Transição energética: Powering the planet: como liderar a nova era da energia sustentável.
- Minerais estratégicos: Do subsolo à sustentabilidade: o papel dos minerais críticos na revolução tecnológica.
- Tecnologia e inovação: Humanidade aumentada: como o mundo está conectando IA, dados e tecnologias do futuro.
- Economia criativa: E se os festivais fossem sistemas econômicos? Da experiência ao ecossistema em territórios criativos.
“Começamos com o Minas Day. Serão quatro painéis super importantes, em que teremos speakers internacionais conversando com mediadores mineiros para apresentar o posicionamento de Minas Gerais nos quatro assuntos âncora. Depois, passamos para a Casa Minas Gerais, onde é possível fazer negócios por meio da ativação da cultura mineira. Teremos a nossa cozinha bastante valorizada, com degustação de produtos mineiros o dia inteiro e, mais do que isso, alguns cafés da manhã especiais para que seja possível fazer esses pitchings de negócios”, explica Bárbara Botega.
A Casa Minas não é um pavilhão institucional, mas um espaço cenográfico que busca recriar a identidade cultural mineira. A proposta é que, por meio de gastronomia de excelência, programação cultural autêntica e conteúdo estratégico, o ambiente favoreça conexões que possam se transformar em parcerias. Entre as atrações culturais, estão previstas apresentações de Djonga, Marina Sena, Nat Rodrigues e Toninho Horta.
“A gente tem sempre uma fornada de pão de queijo saindo. A ideia é que as pessoas já comecem a se encantar porque, de fato, é em volta da mesa que a gente costuma fazer bons negócios. Então quando levamos referências da cozinha mineira para fora, a nossa gastronomia acaba sendo um facilitador para atrair as pessoas para esse ecossistema de negócios que a gente tem tentado viabilizar, especialmente falando do SXSW”, completa a secretária de Cultura e Turismo.
Ouça a rádio de Minas