Negócios

Minas Gerais faz parte da estratégia do Kumon para crescer no País

A meta é chegar a 45 unidades da rede até 2025 apenas na capital
Minas Gerais faz parte da estratégia do Kumon para crescer no País
Crédito: Divulgação/Kumon

Minas Gerais está na mira da estratégia de expansão do Kumon, maior rede de franquias de educação do Brasil. 

Com 101 unidades no Estado e 39 em Belo Horizonte, a empresa tem planos para ampliar ainda mais a marca e disseminar o método Kumon em Minas. A meta é chegar a 45 unidades da rede até 2025 apenas na capital.

Com um crescimento de 0,9% no primeiro trimestre deste ano, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP), a economia mineira tem se mostrado forte e um mercado atrativo para novas oportunidades de negócios da rede. 

“Analisamos a região e entendemos que tem grande potencial de alunos, crianças em idade escolar, pré-escolar e vestibulandos, em áreas que ainda não temos unidades da rede, o que nos possibilita levar o método Kumon para mais pessoas e ajudar no desenvolvimento desses alunos”, conta o gerente de expansão do Kumon, Yuri Givago Ferraz.  

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O investimento em novas tecnologias que apoiam o aprendizado sem abrir mão do DNA do método japonês, é outra estratégia da empresa. 

Assim, o Kumon busca escalar o modelo de negócios sem deixar de privilegiar o desenvolvimento da autonomia do aluno, desenvolvendo habilidades como autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança.

“Estamos implementando, em toda a nossa rede, sistemas que facilitam a organização das franquias e processos que melhoram o desempenho e a experiência do consumidor com a unidade”, ressalta o executivo.

Como ser um franqueado Kumon

Com investimentos a partir de R$ 50 mil o empreendedor pode ter acesso a um negócio estruturado e com know how compartilhado pela franqueadora. O tempo médio para retorno do investimento é entre 18 e 24 meses. 

O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com a filosofia do método.

O cenário econômico no Brasil ainda é desafiador, mas o setor de franquias se mantém otimista. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mesmo com as incertezas pós pandemia, o franchising registrou crescimento no último ano, faturando cerca de R$ 211 bilhões.

O segmento de educação também apresentou bom desempenho, com um aumento de 13,2% no faturamento. 

O Kumon está entre as dez maiores microfranquias no ranking divulgado pela ABF e há 13 anos recebe o Selo Cinco Estrelas de Melhores Franquias do Brasil. 

Presente em mais de 60 países, a rede conta com mais de 3,5 milhões de alunos pelo mundo e 175 mil no Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas