Minas Gerais terá o primeiro reality show voltado para as startups
O ecossistema de startups de Minas Gerais ganha destaque mais uma vez no Brasil com o anúncio do Startup Show, o primeiro web reality show de empreendedores digitais nascentes. Idealizado pelas empresas Fill the Blank e i-9, sediadas em Belo Horizonte, o desafio é voltado para startups de todo o Brasil e conta com o patrocínio da IBM, além do apoio de grandes instituições, como Endeavor e ABStartups. A iniciativa inédita no País vai selecionar 27 startups, que vão receber valuation de jurados e disputar o prêmio final, que é uma viagem ao Vale do Silício. O idealizador e apresentador do Startup Show, Leo Soltz, explica que o programa foi criado para ajudar a resolver uma dor do ecossistema de inovação, que é a conexão entre startups e investidores. De acordo com ele, o Startup Show foi desenvolvido durante três anos e, agora, está pronto para receber inscrições e lançar seu primeiro episódio até o fim de agosto. Ao todo, serão nove semanas de programa, que será exibido na página do reality show (www.startupshow.com.br) e no Youtube. Soltz explica que, apesar de ser um reality show, a proposta não é reunir os empreendedores em um lugar específico, tão pouco isolá-los. O programa também não tem tarefas ou desafios por episódio, como outros formatos conhecidos na televisão. As startups selecionadas concorrerão, durante todo o programa, com apenas a ficha técnica da empresa e dois vídeos, que deverão ser enviados no ato da inscrição. Os vídeos deverão trazer o pitch da startup, que é a apresentação do negócio, e a história da empresa e de sua equipe. Cada vídeo deve ter até dois minutos. “O programa tem nove semanas e, a cada semana, vamos apresentar três startups concorrentes. Cada case será apresentado em um dia: segunda, terça e quarta-feira. Na quinta-feira, um dos nossos jurados faz a sua análise sobre cada negócio e, em seguida, a votação da melhor startup é aberta ao público até sábado”, detalha. Segundo ele, além dos votos do jurado e do público, o reality show também considera a análise do Watson, tecnologia de inteligência artificial da IBM. Leia também: HackBrazil tem as inscrições abertas para 2019 Visibilidade – Soltz garante que o objetivo do programa não é criticar as startups de forma negativa, como alguns programas de reality show fazem. Pelo contrário, ele destaca que o objetivo do Startup Show é dar visibilidade às empresas e também a chance de serem avaliadas pelo Watson e por jurados de grande destaque no ecossistema de inovação do Brasil. Entre os jurados estão João Kepler, da Bossa Nova Investimentos; Flávia Carvalho, da IBM Inovação e Fernando Machado, do Banco Votorantim. “Todos os inscritos ainda ganharão uma avaliação avançada de sua startup pela ferramenta Free Valorize”, completa. O idealizador afirma que qualquer startup que tenha um mínimo produto viável (MVP) e um representante brasileiro pode se inscrever gratuitamente no programa até o dia 19 de agosto. A empresa vitoriosa receberá como prêmio uma viagem de uma semana para os Estados Unidos com programação orientada para capacitação empreendedora. Soltz explica que o programa é financiado por patrocinadores. Essa primeira edição conta com investimento da IBM, da AeC, da Robbyson e da Eu Saúde. Além isso, o programa é apoiado por grandes empresas e instituições, como Copa Airlines, Free Valorize, Endeavor, Startse, ABStartups, Startupi, Sucesu Nacional, Indrop, Orbi, Raja Ventures, IdeiaCom, JChebly, Atmosphera e Emotion.
Ouça a rádio de Minas