Minas Moda Autoral seleciona pequenos negócios para aceleração na Grande BH

O programa Minas Moda Autoral vai selecionar 20 pequenos negócios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) para um processo de aceleração. A iniciativa do Sebrae Minas, que chega à sua 4ª edição, tem como objetivo identificar e impulsionar novas marcas mineiras dos segmentos de vestuário, moda íntima, acessórios, calçados, bijuterias e joias.
Os empreendedores interessados podem se inscrever por meio do edital disponível neste link.
Destinado a empreendedores alinhados com conceitos como valorização do território, inclusão e diversidade, sustentabilidade, slow fashion, economia circular e ancestralidade, o programa oferecerá capacitações entre abril e junho deste ano.
A metodologia, desenvolvida pelo Sebrae Minas, contará com 60 horas de atividades por empresa, incluindo workshops, mentorias coletivas e consultorias individuais, tanto on-line quanto presenciais.
Os participantes terão acesso a treinamentos estratégicos sobre identidade e posicionamento de marca, gestão empreendedora e cultura da inovação, design como ferramenta de valor, além de comercialização e canais de vendas alinhados ao público-alvo.
A analista do Sebrae Minas Kênia Cardoso destaca que a iniciativa pretende identificar e alavancar novas marcas que reúnam originalidade e potencial para expandir mercado. “Queremos aprimorar a gestão e o processo produtivo desses negócios para que possam criar estratégias comerciais efetivas, conquistar novos clientes e ampliar a competitividade no mercado”, afirma.
Estrutura do programa Minas Moda Autoral
O Minas Moda Autoral proporciona uma imersão de cinco meses, estruturada em quatro etapas:
- Processo Criativo: Desenvolvimento da criatividade, habilidades manuais, descoberta de estilos e talentos pessoais, além da capacidade de pesquisa.
- Criação: Desenvolvimento de novos produtos, com foco em viabilidade produtiva, identidade estética e estratégias de comercialização.
- Aceleração: Estratégias de comunicação e posicionamento de marca para fortalecer a identidade da empresa e otimizar o relacionamento com os clientes.
- Gestão e Mercado: Mapeamento e gerenciamento das atividades produtivas, análise da proposta de valor e adequação da oferta ao consumidor.
Em processo de reposicionamento da marca, a empreendedora de Belo Horizonte Gabriella Santos, dona de um negócio de joias contemporâneas, participou da última edição do programa. Ela já havia buscado outras acelerações, mas ao conhecer o edital entendeu que o Sebrae poderia ser um importante parceiro para suporte, formação e abertura de novos mercados.
“Para além disso, queria me conectar com outras marcas de moda da cidade. Estava em busca de networking e sanar dúvidas específicas que acumulei durante a gestão deste processo de reposicionamento”, pontua.
Segundo a empreendedora, a metodologia aplicada pelos mentores do programa é de fácil entendimento e aplicação. Ela ainda destaca que as planilhas de precificação e a metodologia de criação de coleções contribuíram para descomplicar estas etapas do trabalho.
“Entender sobre o que, e como criar para os diferentes clientes, além de como atuar para alcançar mais pessoas que se identifiquem com o perfil do negócio foi uma grande virada de chave. Confesso que imaginava o Sebrae como um parceiro inviável, com um modelo de gestão que não se encaixaria em uma empresa de menor porte, nem para a moda autoral. Foi uma grata surpresa vivenciar a potência desse suporte. Certamente, o Programa Moda Autoral foi uma grande contribuição para a marca”, finaliza.
Ouça a rádio de Minas