Outro destaque é a caixa de presentes aramada, em que os clientes podem entrar e fazer foto | Crédito: Divulgação/Minas Shopping

O Minas Shopping, localizado na região Nordeste de Belo Horizonte, já está em clima de Natal. O empreendimento estreou a decoração natalina deste ano seguindo os protocolos e com as adaptações necessárias ao “novo normal”. Com o tema “Natal Tradicional”, o grande destaque é a árvore de 14 metros enfeitada pelo personagem que representa a data e que, neste ano, em função da pandemia de Covid-19, não poderá estar presente fisicamente: o Papai Noel.

A decoração do Minas Shopping, que está na praça de eventos, inclui cenários “instagramáveis” ao lado da árvore. Entre eles está um letreiro escrito “Ho Ho Ho”, a famosa risada do Papai Noel, em letras gigantes de quase 2 metros cada uma. Grande destaque neste ano, há um cenário exclusivo com um boneco do bom velhinho, sentado em um banco, em tamanho real. Ele está isolado em função dos protocolos de segurança, mas as pessoas têm a oportunidade de serem fotografadas perto dele.

Outro cenário de destaque é a caixa de presentes aramada, toda em LED, em que os clientes podem entrar e fazer uma foto. O tradicional trenzinho do Minas Shopping, que, neste ano, não poderá circular pelos corredores em função dos protocolos de segurança, também está disponível para fotos. Ele está em um cenário especial e isolado, não sendo permitido subir ou se sentar nele, mas os clientes podem ser fotografados próximo ao trenzinho. Na praça de eventos há, ainda, um local inspirado nas famosas bolas gigantes de Natal da Rockefeller Center, em Nova York.

Os corredores do Minas Shopping também receberam ambientação especial, com guirlandas, árvores de Natal decoradas com o Papai Noel e cascatas. As cores natalinas tradicionais – verde, vermelho e dourado – enfeitam os ambientes e complementam o tema escolhido para este ano.

De acordo com a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, os cenários estão bem espaçados, seguindo os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 para evitar aglomerações no local. “A decoração deste ano está muito bonita e promete encantar a todos os clientes. Todos os anos, surpreendemos nossos clientes com temáticas inéditas. Neste ano, para reforçar o aprendizado que tivemos com a pandemia, os itens tradicionais foram valorizados e o Papai Noel, apesar de não estar presente fisicamente, aparece em destaque para mostrar que o Natal chega para trazer a esperança de um futuro melhor”, declara.

Para reforçar a responsabilidade social, atitude que norteia a atuação do Minas Shopping, estão programadas ações interativas no meio digital com o Papai Noel e instituições de apoio social. O objetivo é mostrar ao público as necessidades das instituições por meio de brincadeiras com o bom velhinho. A live está agendada para o dia 8 de novembro e será transmitida pelas redes sociais oficiais do Minas Shopping (@minas_shopping).

Game “Onde está o Noel” – O Natal do Minas Shopping está adaptado ao “novo normal” e as famílias que visitarem o empreendimento poderão, a partir do início de novembro, tirar foto com o Papai Noel por meio de uma experiência digital. Neste ano, o encontro com o bom velhinho será feito pelo aplicativo “Meu Minas” e haverá uma aventura desenvolvida especialmente para animar o Natal das crianças.

Na ação, os pequenos vão participar de uma busca ao Papai Noel, que “desapareceu” nos corredores do Minas Shopping. Para animar a brincadeira, totens da Mamãe Noel, duendes e a rena Rudolph darão dicas para encontrar o bom velhinho. Só assim, as crianças conseguirão desbloquear o personagem para a foto. “Por meio de uma tecnologia de realidade aumentada, semelhante à utilizada no game Pokémon Go, os clientes terão acesso a uma experiência única na tela do smartphone e não precisarão encostar em nada para fazer essa busca, proporcionando total segurança”, destaca Marcos Paulo Lopes, diretor da Gaz Games, empresa responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

“A escolha pelo game, que terá uma brincadeira para encontrar o Papai Noel, se deu justamente porque, neste ano, infelizmente, o bom velhinho não poderá estar presente fisicamente nos shoppings. Por isso, queremos proporcionar essa experiência digital para os nossos clientes”, explica Ana Paula Alkmim.

Ao final da busca, o cliente poderá tirar uma selfie com o Papai Noel e compartilhar o registro nas redes sociais. Segundo Lopes, também será possível customizar a aparência do bom velhinho para a foto. “O cliente pode mudar o tom de pele do Papai Noel – se branco, pardo ou negro – se magro, alto etc., barba e incluir acessórios, transformando-o da forma que mais se identificar. Essa ação reforça a importância da representatividade para tornar a experiência mais próxima dos clientes. Mais do que a diversão, tirar a foto com o Papai Noel faz parte da fantasia do Natal e da tradição e isso não poderia ficar de fora, mesmo em tempos de pandemia”, afirma. “O objetivo é que a criança crie o Papai Noel de sua imaginação e para que todos se sintam representados”, acrescenta Ana Paula Alkmim.

De acordo com a gerente de Marketing do Minas Shopping, a iniciativa é uma forma de resguardar a segurança dos clientes e manter viva a magia do Natal. “Desenvolvemos um projeto que respeita as necessidades de distanciamento social do momento e valoriza o espírito natalino, além de proporcionar a identificação de cada cliente com o seu Noel “, afirma. A ação também reforça o compromisso com a inovação e em trazer experiências únicas aos clientes. “Neste ano, o encontro com o Papai Noel está diferente, no ambiente virtual, mas não deixa de ser especial, uma vez que a essência do Natal é a união das famílias. Todos poderão eternizar esse encontro com o bom velhinho, marcando este ano, que foi de muitos desafios e de muito aprendizado. É isso que queremos proporcionar: um Natal repleto de amor, carinho e que a magia que envolve a data nunca acabe”, conclui Ana Paula Alkmim.

Campanha promocional – Além do aplicativo, a campanha promocional deste ano vai sortear um carro 0km Chevrolet Tracker a cada R$ 300 em compras. A promoção será realizada exclusivamente em ambiente digital, também por meio do aplicativo “Meu Minas”. Os clientes vão fotografar as notas fiscais e enviar via WhatsApp ou no próprio aplicativo para se cadastrarem na ação promocional.

Cidade traz novidades tecnológicas

Shopping Cidade, localizado no centro de Belo Horizonte, resolveu antecipar o Natal e inaugurou sua decoração de final de ano na terça-feira (27), com o tema “A fábrica de brinquedos do Papai Noel”.

Segundo a gerente de Marketing do mall, Carolina Vaz, a iniciativa de adiantar a data “foi uma estratégia para trazer mais alegria e dar uma leveza no final deste ano que foi tão difícil para a maioria das pessoas. Entendemos que o momento pede isso e assim resolvemos focar no lado positivo do que 2020 ainda tem a oferecer”.

A decoração nesta primeira fase será contemplativa e mostra os brinquedos de madeira que o Papai Noel fez para as crianças. O Papai Noel boneco estará em seu trono junto com seu fiel escudeiro, um cachorro de pelúcia. Tem também um trenzinho com os ursos brincando, cheio de caixas de presentes. A árvore mede mais de 10 metros e é toda iluminada.

Um dos personagens centrais do Natal e presença obrigatória para a criançada, o Papai Noel será inserido de maneira inovadora neste ano. Com ajuda da tecnologia, a partir de 16 de novembro, ele aparecerá para os clientes por meio da realidade aumentada. Apontando a câmera do celular para um marcador disponível em alguns lugares do shopping, o Bom Velhinho dará o ar de sua graça em formato digital e gratuito para todos. Outra novidade é um filtro exclusivo de Instagram com a temática natalina, disponível pela rede social do shopping, que será lançado ainda em novembro. Já no início do mês de dezembro, Papai Noel, como um zeloso senhor do grupo de risco nesta pandemia da Covid-19, ficará quietinho em casa, lá no Polo Norte, mas nem por isso distante das crianças. De segunda-feira a sábado, entre 12h e 18h, os pequenos poderão ligar para ele, em uma linha direta do Shopping Cidade com a Lapônia, sua terra natal. Mantendo o distanciamento necessário e todo o cuidado exigido, a expectativa é que no próximo Natal esse reencontro físico seja possível e todos matem a saudade de um abraço apertado.

Os lojistas estão otimistas com a chegada do período mais esperado do ano para o comércio. A expectativa é que com a proximidade do Natal, o movimento das lojas aumente e aqueça as vendas. As lojas do Shopping Cidade já estão preparadas e reforçaram os cuidados para aliarem segurança, produtos, preços e bom atendimento aos clientes.