Mineira Blip estima faturamento de US$ 200 milhões até dezembro

São Paulo – A plataforma de inteligência artificial conversacional Blip estima encerrar o ano de 2024 com um faturamento 40% superior ao fechamento anual registrado em 2023. Esse crescimento equivale a US$ 200 milhões ou um pouco mais de R$ 1,1 bilhão.
A informação foi confirmada durante a 10ª edição do Conecta Imobi, principal evento do mercado imobiliário da América Latina, que se encerra nesta quinta-feira (12), em São Paulo (SP).
A Blip nasceu em Belo Horizonte e atualmente desenvolve mais de 140 mil contatos inteligentes com a estratégia de conectar marcas e clientes via aplicativos de mensagens como WhatsApp, Messenger e Instagram.
Prova do tamanho desse crescimento é que a empresa acaba de chegar a marca de 4 mil clientes, com a expectativa de aumentar esse volume até dezembro. Para dar conta da demanda em expansão acelerada, a player de tecnologia já conta com 1500 funcionários contratados.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Seguimos em crescimento neste ano e desde o primeiro semestre percebemos o quanto o negócio nos surpreendeu positivamente”, declara o gerente comercial da Blip, Felipe Silva.
Segundo ele, o avanço ocorreu porque, principalmente, no primeiro trimestre do ano, o mercado conversacional passou por uma expansão considerável. “Por outro lado, por parte da Blip, foi uma aposta muito grande para este ano. A gente vem avançando bastante e se tornando referência também em Inteligência Artificial (IA), e isso reforça o quanto esses motores cognitivos são capazes de apoiar no entendimento das pessoas no dia a dia”, justifica.
Estratégia com inteligência ativa
Na prática, a empresa vem trabalhando a usabilidade da tecnologia para conversas inteligentes, na qual os conjuntos de dados para treinamento da IA devem ser diversificados. Essa medida faz com que a ferramenta possa evitar conversas com vieses e comportamentos indesejáveis. Como resposta, o aprimoramento permite tráfegos de conversas mais fluidos, potentes e disruptivos.
Em outras palavras, a funcionalidade permite que, diante da afirmativa que toda empresa precisa conversar com clientes para vender, é necessário um app que entregue estratégia. “Nós apoiamos fazendo a automatização com inteligência artificial de várias interações e também ponderando os atendentes humanos”, explica Silva.
As entregas da Blip partem para as seguintes soluções:
- Atendimento mais escalável e com robustês de conteúdo;
- vários atendentes disponíveis e com o mesmo número telefônico;
- automatização de processos e entregas;
- comunicação mais ágil com presença onde o público está;
- credibilidade de marca e confiança de clientes;
- além do selo de verificação oficial do WhatsApp.
Blip ocupa escritório que antes pertencia ao antigo Twitter
Outra novidade da empresa é a expansão de escritórios realizada na última semana. Antes, a Blip contava com um escritório corporativo na capital mineira e na capital paulista, este segundo no Cubo Itaú. Entretanto, a marca investiu em um endereço novo em São Paulo e foi para a avenida Faria Lima, um dos endereços corporativos mais disputados por bancos e grandes startups em São Paulo.
Apesar da maioria dos colaboradores da empresa trabalharem nos formatos de home office e workation, o novo escritório passa a ocupar o mesmo espaço onde antes funcionava a sede do X, antigo Twitter no Brasil.
Internacionalização da tecnologia na Europa
Com a compra da operação da startup GUS no México, que também tem presença no mercado espanhol, a Blip expandiu a sua presença no mercado europeu, onde aposta em difundir a tecnologia de acordo com a cultura local.
A chegada da Blip ao mercado da Europa abriu horizontes para que a ferramenta se expandisse de forma escalonada também para Portugal, uma das praças mais recentes de atuação.
“A gente sabe que tem um alto uso de canais como o WhatsApp. Ainda estamos estudando o mercado de Portugal que é muito grande nesse sentido, assim como a Espanha também representa. Estamos focando mais lá neste mesmo para poder criar mais cases“, afirma o gerente comercial.
Felipe Silva explica que apesar da Blip já ter clientes em 32 países é preciso avaliar a realidade de cada localidade para entender como será a atuação das operações da companhia.
“Queremos entender melhor onde faz sentido a gente chegar. A estratégia é fortalecer a presença internacional da Blip e suas soluções em países onde o WhatsApp possui forte usabilidade de mercado, semelhante ao que já ocorre no Brasil. Temos conquistado bem o México e a Espanha com a aquisição da GUS”, conclui o gerente comercial da marca.
*O repórter viajou para São Paulo para a cobertura do evento Conecta Imobi, realizado pelo OLX.
Ouça a rádio de Minas