Negócios

Mineira Cifarma e Thronus Medical firmam parceria

Objetivo é divulgar as propriedades da cannabis
Mineira Cifarma e Thronus Medical firmam parceria
A Thronus planeja facilitar acesso à linha Bisaliv | Crédito: Agência Flecha Criativa

Com posologias diversas, é cada vez maior a disseminação do uso medicinal da cannabis no Brasil. Epilepsia, ansiedade, autismo, alzheimer, parkinson e inúmeras doenças crônicas, inclusive o câncer, estão entre as que podem e devem ser tratadas com medicamentos oriundos da planta.

Vislumbrando um maior alcance de seu portfólio no Brasil, a Thronus Medical, biofarmacêutica canadense – com DNA mineiro -, focada no desenvolvimento de fármacos inovadores à base de cannabis, e a Cifarma, indústria farmacêutica brasileira, com unidade em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), firmaram parceria recentemente.

O objetivo da Thronus é aumentar a presença junto à classe médica na divulgação de medicamentos de prescrição dos produtos da sua linha Bisaliv. A estratégia visa não apenas a visitação aos consultórios, mas também a realização de workshops e palestras no intuito de divulgar, esclarecer e orientar a classe médica e consumidores sobre o uso, benefícios e abrangência do produto de cannabis medicinal.

A Thronus tem oito produtos à base de cannabis | Crédito: Divulgação

Quem explica é uma das fundadoras da empresa, Mariana Maciel. Segundo ela, entre as diversas propriedades farmacológicas da cannabis está o fato de agir como sedativo, antipsicótico, antioxidante, ansiolítico, anticonvulsivante, anti-inflamatório e neuroprotetor.

“Essas propriedades podem ajudar milhares de pessoas, levando conforto e qualidade de vida. São inúmeras as doenças tratáveis por medicamentos à base de cannabis. E essa parceria vai proporcionar maior capilaridade e alcance dos nossos produtos junto tanto à classe médica quanto aos pacientes”, diz.

Médica, mineira de Paraopeba, ela tem seu focado na evolução de produtos à base de cannabis hidrossolúveis e tecnologia exclusiva para maior absorção dos princípios ativos da planta.

“Somos pioneiros em nanotecnologia focada em canabinoides, trouxemos a evolução dos princípios ativos da planta para o Brasil, a Power Nano, com uma gama de oito produtos revolucionários da linha Bisaliv e queremos maximizar a capilaridade, sempre pensando no bem-estar do paciente e no atendimento médico, oferecendo o que há de mais moderno e seguro da medicina a todos”, reforça.

Mariana Maciel também diz que a parceria entre as empresas fomenta o mercado de fármacos à base de cannabis no Brasil e fortalece a presença de produtos canabinóides a pacientes que precisam de acesso aos produtos.

Para ela, a ação também projeta um fortalecimento do mercado e o acesso a produtos de alta tecnologia e eficácia para atender as demandas dos médicos com fármacos tecnologicamente inovadores, levando alívio e esperança a pacientes que necessitam de solução para os seus males.

Para isso, a Cifarma vai mobilizar representantes médicos que farão a divulgação nos consultórios, além de promover encontros científicos onde o corpo de profissionais da Thronus. Também vai realizar palestras com dados e informações importantes relativas à utilização dos produtos.

Com um portfólio de aproximadamente 100 produtos entre medicamentos, probióticos, hormonais e cosmecêuticos, a empresa conta hoje com mais de 1.500 colaboradores que atuam em todos os estados do País, com uma linha de produtos MIP (medicamentos isentos de prescrição) e uma linha de prescrição médica que é propagada nos consultórios de médicos de várias especialidades. Apenas os representantes chegam a 300.

Ciente de que o conhecimento científico e a inovação são um dos grandes pilares da indústria farmacêutica, a vice-presidente da Cifarma, Sônia Braga, reforça a importância da parceria que, em suas palavras, visa trazer à classe médica e aos pacientes, mais uma alternativa de escolha para o tratamento dos males que acometem as pessoas.

Mariana Maciel: parceria vai fortalecer o mercado | Crédito: Divulgação

“O início efetivo da operação junto à classe médica se dará em janeiro de 2023, porém, as equipes já estão em treinamento e, além da visitação médica aos consultórios, já estão acontecendo aulas presenciais com médicos interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o uso da cannabis medicinal”, detalha.

Além disso, ela explica que devido às normas sanitárias vigentes, o Bisaliv será, inicialmente, importado do Canadá até que se possa trabalhar com estoque interno para atender a demanda dos pacientes.

Já a Thronus possui em seu portfólio 8 produtos à base de cannabis, sendo opções de CBD isolado e alto teor de THC. Segundo Mariana Maciel, são seis opções para serem consumidas de forma oral e duas como gomas mastigáveis. E a tecnologia Bisaliv foi desenvolvida para melhorar a absorção do princípio ativo. “A partir dela, o nível de absorção salta de 6% para mais de 80%”, reforça.

A empresa atua atualmente no Brasil por meio de resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa, que permite a comercialização direta a pacientes, a partir da prescrição médica. Mas a parceria com a Cifarma faz parte do plano estratégico de disponibilizar os produtos nas prateleiras de farmácias até 2025.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas