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Mineira Ecx Pay consolida benefícios em uma só plataforma

Iniciativa desenvolvida por empresa de Belo Horizonte centraliza diversos fornecedores, ajuda na redução dos custos e facilita a gestão
Mineira Ecx Pay consolida benefícios em uma só plataforma
O cofundador da Ecx Pay, João Henrique Innecco, conta que a empresa nasceu para modernizar a gestão de benefícios e adiantamentos salariais | Foto: Divulgação ECX PAY

Sediada em Belo Horizonte, a Ecx Pay é uma plataforma de gestão de benefícios flexíveis do Grupo Ecx Card que unifica em um só cartão e aplicativo recursos como vale-refeição, prêmios, adiantamentos e despesas corporativas. A startup atende mais de 2 mil empresas em todo o Brasil, impactando a vida de 70 mil colaboradores. Minas Gerais é responsável por cerca de 35% dos negócios.

Fundada em 2024, a startup movimentou R$ 115 milhões no primeiro ano e tem como meta quadruplicar esse número até o final de 2026. De acordo com o cofundador da Ecx Pay, João Henrique Innecco, a empresa nasceu para modernizar a gestão de benefícios e adiantamentos salariais, focando em uma plataforma tecnológica com cartão e aplicativo multibenefícios.

Innecco conta que o grupo nasceu em 1993 como uma factoring e foi evoluindo. “Como filho do fundador, passei boa parte da vida aqui dentro até me encontrar no setor comercial. Então propus a criação da Ecx Pay para centralizar as soluções para RH. Deixamos de ser uma empresa somente de antecipação salarial, para nos tornarmos uma empresa com múltiplos serviços para o RH”, diz.

Ele explica que a empresa oferece vale-alimentação, refeição, combustível,  e recentemente lançou um cartão de adiantamento salarial. “Juntamos todos os benefícios que uma empresa pode vir a oferecer em uma única plataforma para a empresa e aplicativo para o colaborador. A nossa principal proposta de valor é centralizar diversos fornecedores que a empresa poderia contratar em um só. As empresas têm buscado muito isso, porque é uma redução direta de custos e facilita a gestão reduzindo o número de contratos”, observa.

Para seguir crescendo de forma acelerada, a empresa aposta em tecnologia e pessoas. Ainda que a inteligência artificial seja capaz de resolver 30% dos atendimentos e escrever 20% das linhas de código, o diferencial segue sendo as pessoas.

Com estratégias bem definidas de remuneração, flexibilidade e desenvolvimento de carreira, a Ecx Pay investe na formação de mão de obra para enfrentar a escassez de talentos no setor de tecnologia.

“Muitas vezes as empresas tradicionais investem muito em tecnologia no core business, mas as áreas que servem como back office acabam ficando de fora. Daí a importância da gente ter um time de executivos comerciais, que chamamos ‘especialistas’ para, de fato, explicar como a gente pode otimizar os processos de RH. E  esse trabalho consultivo precisa ser feito por pessoas bem treinadas e motivadas. Buscamos ser uma marca atraente para atrair e reter esses profissionais”, pontua.

Os próximos lançamentos da plataforma de benefícios, previstos para até o início de 2026, devem ser um cartão para gestão de gastos corporativos e, possivelmente, uma conta para pagamento de salários.

Outro ponto de constante atenção é a comunicação com os diferentes públicos da plataforma, especialmente após a operação Carbono Oculto, realizada pela Receita Federal que identificou fintechs utilizadas para a lavagem de dinheiro pelo crime organizado, em agosto e a posterior entrada em vigor da Instrução Normativa nº 2.278/2025, no dia 29 do mês passado.

“A comunicação tem que ser muito bem direcionada para a pessoa. Assim, tem que ser uma relação com a pessoa. Ela tem que se sentir próxima, fidelizada da empresa, tem que sentir parte desse processo. O grande diferencial que impulsiona o nosso crescimento é que a gente consegue dar essa proximidade e, de certa forma e do lado contrário que a manada vai, principalmente em questão de atendimento, entendemos que a tecnologia nem sempre é suficiente e que se a pessoa quiser realmente ligar para a gente, em até 30 segundos ela vai falar com um humano e vai ter o problema dela completamente solucionado”, completa o empresário.

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