Mineira Xá de Cana inaugura loja no Mercado Central e projeta alta nas vendas

A Xá de Cana – marca mineira de drink pronto que mistura cachaça, caldo de cana e limão – inaugurou, no último dia 19, a primeira loja física. A unidade está localizada no Mercado Central, em Belo Horizonte. A loja física é considerada estratégica para ampliar o contato com os consumidores, fortalecer a marca e estimular as vendas. Além da bebida, a loja conta ainda com uma linha de produtos exclusivos.
Fundada em dezembro de 2023, a Xá de Cana deve encerrar o ano com alta expressiva nas vendas. Em 2024, foram vendidas em média 3 mil latas por mês, volume que pode alcançar 50 mil unidades mensais até o final do ano.
A primeira unidade física da marca vem para dar suporte ao crescimento da empresa. Conforme a fundadora da Xá de Cana, Sthella Gomes Lima, a escolha do Mercado Central para a abertura da loja aconteceu pelo espaço ser tradicional e representar a mineiridade. Além disso, o espaço é um dos mais visitados da Capital, recebendo em média, cerca de 1 milhão de pessoas ao mês vindas de várias localidades.
“Tivemos um Carnaval muito exitoso com o maior contato com os clientes e sentimos que seria importante ter um ponto físico. Desde então, venho planejando. Minha ideia para a loja é que ela não seja apenas um ponto de venda. Quero que as pessoas possam experimentar a bebida e levar o conceito da marca”, diz.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Desde o ano passado, estava em busca de um lugar promissor e que combinasse com a marca. O Mercado Central é muito tradicional e a Xá de Cana tem essa tradição da cachaça e da mineiridade, mas também é inovador, então vamos levar algo a mais para o lugar”, conta.
Ainda conforme Sthella Gomes Lima, a loja é composta por um mix variado, que combina com a bebida. Para atender a demanda dos clientes, foi desenvolvida uma linha de produtos exclusivos. O portfólio conta com copos de vidros em formato de lata, copos esmaltados, chaveiros, bonés, bolsas, pochetes, cangas, porta latas, entre outros.
“O objetivo é mostrar nosso conceito, a tradição, a inovação, o tropical e a diversão. Criamos vários produtos 100% da marca, com design forte e estampas que foram criadas junto ao Coletivo a Favelinha. Há produtos de crochê que foram feitos pela minha mãe. Então, também buscamos valorizar o trabalho de mulheres artesãs. Acho que a loja vai nos ajudar a disseminar a marca e fortalecer o que já construímos”, ressalta.
O fortalecimento da marca será importante para sustentar o plano de crescimento. Há menos de dois anos em operação, as vendas da Xá de Cana seguem em crescimento. Em 2024, a média mensal de vendas era de 3 mil latas. Somente no início de 2025, e impulsionado pelo Carnaval, foram mais de 200 mil latas vendidas em três meses.
A projeção é encerrar o ano com uma média de 50 mil latas mensais. A produção dos drinks acontece em indústrias terceirizadas, localizadas no entorno de Belo Horizonte. A Xá já está nas prateleiras de grandes redes, como Supermercados BH, Verdemar e Zé Delivery, além das vendas on-line para todo o País.
“Abrimos a loja no dia 29 de junho para testarmos o mercado e a aceitação tem sido muito boa. Nossas expectativas são altas para 2025. Esperamos alcançar uma média mensal de 50 mil latas, mas, esse crescimento dependerá do mercado. Com a loja física, acredito que teremos bons resultados. É uma forma de disseminar a marca no mercado, o que é importante para aumentar as vendas”, ressalta.
Ouça a rádio de Minas