Negócios

Mira Transportes projeta expandir rede de unidades em Minas e crescimento de até 40%

Empresa foca em cidades do interior e parcerias locais para consolidar atuação no território mineiro e nacional
Mira Transportes projeta expandir rede de unidades em Minas e crescimento de até 40%
Foto: Divulgação Mira Transportes

O Mira Transportes planeja realizar uma expansão em Minas Gerais, com foco em cidades do interior. Atualmente, a transportadora já atende a região Sul do Estado com uma filial em Pouso Alegre, e mais duas unidades em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

A expectativa da empresa é de expandir para algumas rotas do interior de Minas com essas unidades, permitindo que o Mira passe a realizar a distribuição em todo o território mineiro. Além disso, haverá captação na região do Triângulo Mineiro e nas principais rotas industriais do Estado, com distribuição voltada para as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, além dos estados de São Paulo e Espírito Santo.

De acordo com o diretor comercial do Mira Transportes, Jansen de Jesus, as principais cidades no radar da empresa são Montes Claros, na região Norte de Minas Gerais, alguns municípios do Vale do Mucuri, como Teófilo Otoni, e Uberaba, também no Triângulo Mineiro. Esses locais poderão receber novas unidades da marca ao longo dos próximos meses.

O diretor explica que essa expansão será realizada, principalmente, por meio de parcerias com empresas locais, que já possuem conhecimento a respeito da malha de distribuição e dos principais desafios enfrentados na região. “Vamos unir forças com empresas já consolidadas no Estado para que possamos ganhar maior expertise na região”, ressalta.

Segundo Jansen de Jesus, a expectativa para 2026 é de crescimento entre 30% e 40% do negócio frente ao registrado no exercício anterior. Segundo ele, esse crescimento está fortemente ligado ao avanço da rede de unidades. O foco dessa etapa do plano visa a ampliação da malha logística de distribuição.

Relevância do mercado mineiro

Caminhões da transportadora Mira Transportes.
Foto: Mira Transportes/Divulgação

Jesus destaca que o mercado mineiro está entre os mais relevantes para os negócios da transportadora, chegando ao ponto de concorrer diretamente com São Paulo pela liderança na região Sudeste do País. Ele ainda garante que a empresa dedicará muito esforço comercial em Minas, não só pelo potencial que o Estado oferece como consumidor, mas também pelas grandes indústrias instaladas na região.

“Minas faz parte, de maneira fundamental, do plano estratégico e está entre as três principais regiões que vamos tratar com maior destaque, ao lado de São Paulo e toda região Sul do País”, diz.

O diretor comercial do Mira também pontua que além do potencial econômico de Minas Gerais, outro fator relevante desse mercado é a sua posição geográfica estratégica. Segundo ele, o Estado faz ligação com diferentes mercados atendidos pela empresa.

Entre os diferentes clientes que a empresa possui no mercado mineiro, os grandes destaques, segundo o diretor comercial, são as companhias do segmento de medicamentos, cosméticos, saúde e bem-estar. Além destas, ele menciona as indústrias têxtil e calçadista, de confecção, alimentícia, de autopeças e de eletrodomésticos.

Expansão nacional do Mira Transportes

Centro de distribuição da transportadora Mira Transportes.
Foto: Divulgação Mira Transportes

Essa ampliação em Minas Gerais faz parte do plano estratégico da transportadora, voltado para a expansão nacional, para a formação de novas parcerias regionais e para o fortalecimento da atuação comercial. A empresa especializada em transporte de cargas fracionadas projeta ampliar sua presença em diversas praças do País, consolidando sua atuação em mercados-chave e em nichos de alta demanda do setor de logística e transporte.

O diretor destaca que o atual momento de transformação da empresa passa por um plano estruturado e pautado em diretrizes claras de crescimento e execução. Ele afirma que a transportadora não está apenas com boas expectativas para este ano, mas com um roadmap, ou roteiro, de ações para gerar resultados consistentes.

“Nosso foco é expandir com eficiência, consolidar parcerias regionais que conhecem profundamente seus mercados e fortalecer nossa presença em segmentos essenciais como Farma, Saúde, Bem-estar, Cosméticos e Autopeças”, afirma.

Dentro do plano estratégico de expansão, as novas parcerias regionais serão fundamentais para garantir a eficiência e competitividade no atendimento. Nesse caso, Minas figura entre os mercados estratégicos para a empresa. “Essas parcerias nos permitem atuar com profundidade local, aproveitando o conhecimento das realidades regionais para aumentar a eficiência e responder com agilidade às demandas dos clientes”, acrescenta.

Além disso, o crescimento também está amparado por um conjunto de ações internas voltadas à profissionalização da gestão comercial e operacional. O Mira Transportes tem colocado em prática algumas ações que reforçam a governança dos processos de gestão, garantindo o acompanhamento frequente de metas e indicadores como faturamento, nível de serviço, produtividade e satisfação do cliente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas