Negócios

Motorista de aplicativo cria próprio serviço de transporte para mulheres em Belo Horizonte

Após episódios de constrangimento, Thais Diaz lançou a 'Destino Delas', que oferece corridas com conforto, segurança e acolhimento só para passageiras
Motorista de aplicativo cria próprio serviço de transporte para mulheres em Belo Horizonte
Thais Diaz e seu carro, que usa para transportar clientes femininas | Foto: Arquivo pessoal

Após viver constrangimentos ao transportar homens em seu carro de aplicativo, a belo-horizontina Thais Diaz, de 30 anos, começou a repensar o trabalho. Aos poucos, deixou de fazer viagens com homens e, há um mês, criou uma marca para divulgar o próprio serviço de mobilidade urbana: a Destino Delas. Nas últimas semanas, ela tem visto a procura crescer, uma alta que atribui às indicações de passageiras. “Elas se sentem à vontade”, conta.

A atuação no mercado de veículos de aplicativo começou há pouco menos de um ano. Logo vieram as dificuldades. “Passei por algumas situações com passageiros homens, como eles quererem me ensinar a dirigir ou dizendo que aquilo não era uma profissão para mulher”, lembra. A gota d’água veio quando, no Carnaval deste ano, um passageiro pediu uma corrida e se sentou ao lado dela.

“Ao invés de ele se sentar atrás, ele ficou do meu lado me olhando de uma forma bem estranha. Eu desconversei durante o caminho do Centro à Pampulha e disse que tinha namorado. Depois disso, decidi levar só mulheres”, afirma, explicando que os aplicativos tradicionais também têm a opção de que as motoristas transportem somente outras mulheres.

‘Destino Delas’ veio para qualificar serviço

No mês passado, porém, Thais subiu o nível do serviço. Ela relata que, transportando somente o público feminino, conseguiu reunir muitas reclamações e ideias de como oferecer um atendimento realmente exclusivo e de qualidade.

“Elas falaram sobre diversas situações ruins, como carro sujo, pessoa que trata mal e medo de viajar à noite, desacompanhada, voltando de uma festa, por exemplo. A partir disso, pensei em criar a Destino Delas“, diz Thais.

Para tanto, ela oferece o serviço em um carro elétrico, confortável, limpo e, sobretudo, pilotado por uma motorista interessada em oferecer um acolhimento diferenciado.

Número de clientes cresceu em poucas semanas

As viagens são todas feitas pela própria Thais, que divulga o trabalho nas redes sociais. “Nas redes, gravo sobre minha rotina e minhas experiências, e a procura aumentou muito. Tem gente do Brasil inteiro que, ao vir para BH, agenda comigo”, pontua.

Como resultado, a quantidade de agendamentos de viagens vem crescendo. “Eu sigo atendendo pelos aplicativos e fazia um ou dois agendamentos por semana. Agora, estou conseguindo fazer seis agendamentos diários por meio do ‘Destino Delas'”, completa.

De acordo com a trabalhadora, além do fator exposição nas redes sociais, também tem grande influência sobre o crescimento do negócio a indicação boca a boca das mulheres. “Uma indica para a outra. E tem muita indicação mesmo. Elas dizem que se sentem seguras e fazem uma cara de alívio ao ver que é uma mulher no carro”, afirma.

Para o futuro, ela quer criar uma frota

“O plano é criar minha própria frota. Tenho um pensamento de expandir, ter parceiras motoristas trabalhando não só aqui em BH, mas em outros lugares também, criando uma rede de apoio entre motoristas e entre as passageiras também”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas