Mulheres quebram paradigmas no mercado

2 de fevereiro de 2021 às 0h15

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Crédito: Pexels

Entender quais tipos de carros estão na preferência das mulheres pode cair em clichês. Muitos dizem que os homens apreciam automóveis com potência e elas buscam outros pormenores. “A prioridade é por segurança, conforto, espaço e estética”, pontua o sócio fundador da AutoMAIA Veículos, Flávio Maia. As mulheres são cada vez mais donas de si. As motoristas aumentam a cada ano, com um perfil que não cabe em conceitos engessados.

“Fato é que elas influenciam em grande parte na decisão de compra por um veículo, tomada pelo casal ou na família, e também como um público consumidor direto. Enquanto isso, uma boa parcela domina tudo o que envolve o universo automotivo, da mecânica ao acabamento”, complementa Flávio Maia.

“Mulher no volante, perigo constante”. Essa é uma máxima que não faz mais sentido. Estatísticas revelam que as mulheres, mais cautelosas ao dirigir, sofrem bem menos acidentes que os homens. Por outro lado, ainda que seja, em algumas situações, contraditório considerar padrões, outros estudos se aproximam do que mais pesa na escolha pelo carro quando a compradora é uma mulher.

“Não é só o espelho para checar a maquiagem. O caminho principal para elas são carros versáteis, que respondem às suas necessidades, como o espaço suficiente para a cadeirinha das crianças, para acomodar as compras, porta-objetos, o porta-malas generoso para viagens ou escapadas de fim de semana. As mães, em particular, querem automóveis que sejam seguros para os filhos. A conectividade também está na ordem do dia”, descreve Flávio Maia.

É possível observar tendências quando o tema são «carros femininos». A beleza, as cores, o design e o layout interior são outras características importantes, colocadas na pauta pelas mulheres que gostam do volante. “Quando o assunto é o visual do possante, não é equivocado dizer que é mais que apenas um meio de transporte – deve se adaptar à elegância da mulher. É natural que se sintam atraídas por um acabamento impecável”, afirma Flávio Maia.

Diferenciais que pesam na escolha – Na AutoMAIA Veículos, as instalações distribuídas em 800 metros quadrados extrapolam a ideia de um simples showroom e, quando o foco é o público feminino, alguns diferenciais, de comodidade, aconchego e bem-estar, são detalhes importantes que se somam à escolha pelo carro. É um lugar onde os traços arquitetônicos modernos se sobressaem para oferecer uma experiência completa.

Incluindo ambientes para receber as crianças e os animais de estimação, estão espaços kids e pet, fraldário, além de lounge de convivência, área para café, jardim vertical, que dão boas-vindas às clientes, permitindo que o instante da aquisição também seja um momento de partilhar com a família. É a arquitetura reforçando a sensação de credibilidade e confiança na empresa.

A decoração esmerada é outro atrativo para as mulheres que vão à loja procurar o novo carro, convidando a entrar, além do primor no atendimento. Os grandes laços de fita que envolvem os veículos quando são escolhidos são um charme a mais, que reflete o cuidado na entrega.

Parte daí, também, a proposta de abraçar toda a família. “A experiência com o cliente não se encerra no momento do negócio. Pelo contrário, começa aí. É preciso cuidar desse cliente. O foco é o seu bem-estar. Despertar encantamento”, diz Flávio Maia.

Quando o assunto é a esfera de compras propriamente dita, o diferencial oferecido pela AutoMAIA é um estoque 100% selecionado. “Para os que intencionam vender, a vantagem está em processos únicos, que pressupõem a garantia da melhor proposta para carros pouco rodados, seja a partir de pagamento imediato ou no formato de consignação, preenchimento do recibo de compra no ato da negociação, e contratação do laudo cautelar em todas as aquisições”, conta Flávio Maia.

Um dos grandes esforços da empresa é se tornar referência para os mineiros, tanto para o cliente que deseja comprar um veículo ou para quem pretende apenas vender, e isso abraçando todo perfil de público, sejam homens ou mulheres.

Showroom digital – No quesito dos suportes virtuais, o novo showroom digital da AutoMAIA chega para agregar ainda mais valor. “O canal tem se tornado um importante meio de ligação entre o cliente e a empresa”, cita o empresário. Neste momento em particular, com a pandemia, o investimento nos canais digitais ganha mesmo força de lei.

As redes sociais da revenda estão cada vez mais robustas e muitas negociações partem daí. No principal meio de buscas na internet, o Google, a AutoMAIA também tem se destacado. Então, se a pretensão é comprar ou vender um carro, a AutoMAIA é uma opção atrativa. A revenda é especialista em comercialização de veículos diferenciados e se consolida cada vez mais como a agência independente “Top of  Mind” na cabeça dos mineiros.

“Do salto pro asfalto” – A digital influencer Ludmila Duarte desde criança é apaixonada por carros. Está à frente do canal Do Salto Pro Asfalto, no trabalho que, ao lado das empresas do setor que têm como parceiras, segue no sentido de agregar valor aos seus serviços ou produtos, não só a propaganda, mas gerando conteúdo. Ela veicula novidades, lançamentos, entrevistas, relata experiências em eventos para os quais é convidada e tests drives, entre outras ações.

Para Ludmila Duarte, gostar de carro não depende de gênero. “Carro é para quem gosta, para quem quer comprar ou precisa como meio de transporte. Como escolher um carro? É o que você pode, o que você quer, o que você gosta. Não é questão de ser homem ou mulher. Acredito em pessoas, que gostam ou não de carros. E o principal é o respeito”, pontua. Em sua opinião, ainda que haja preconceito neste sentido, são barreiras que começam a ser transpostas.

De urbanos a crossovers, dos mais baratos aos premiums, como as mulheres, os carros não são todos iguais. “Toda mulher tem sua identidade, o que influi diretamente na escolha pelo carro. Há quem pense que não existe ‘carro para mulher’. Afinal, um bom carro não depende de gênero na hora de agradar, seja com potência, design ou praticidade”, finaliza Flávio Maia, que também é diretor de Marketing e Planejamento da Associação Revendedores de Veículos de Minas Gerais (Assovemg).

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