Limpeza de tênis leva franquia à expansão

Práticos, esportivos, itens de moda ou de colecionador, os tênis estão em quase todos os armários, mas a limpeza desses calçados nem sempre é fácil. De olho em um público que quer manter cada par bem limpinho e aumentar a sua vida útil, a New Shoes, com sede em Joinville (SC), começa sua expansão nacional.
A primeira unidade fora da região Sul foi inaugurada em Belo Horizonte, no bairro Buritis (região Oeste). Entre os serviços oferecidos estão: remoção de amarelado, impermeabilização, pintura completa e pequenos reparos. Além disso, a loja disponibiliza uma ampla gama de acessórios, incluindo uma variedade de cadarços e palmilhas. A expectativa é renovar cerca de 500 pares de tênis por mês na Capital.
De acordo com a gerente de expansão da New Shoes, Rafaela Mesquita, atualmente a rede conta com cinco unidades em funcionamento em Curitiba, além de duas em Joinville, e agora em Belo Horizonte. No primeiro semestre de 2025, a marca prevê a inauguração de unidades em Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Balneário Camboriú (SC), com a meta de alcançar 50 franquias até dezembro.
“Já temos 15 unidades comercializadas e mais de mil interessados em franquias em andamento. Temos uma lista de 10 cidades prioritárias em Minas e avaliamos que caiba uma unidade da New Shoes a cada 100 mil habitantes. Nessa primeira fase vamos focar em cidades acima de 200 mil moradores”, explica Rafaela Mesquita.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo a gestora, a empresa utiliza equipamentos de ponta, produtos profissionais e métodos exclusivos, capazes de preservar a integridade dos materiais. Um dos diferenciais da marca é a “Time Machine”, uma máquina exclusiva de rejuvenescimento de tênis de fabricação própria, que devolve o branco original dos calçados e remove o amarelado, garantindo uma limpeza de alta qualidade.
A marca atende a um nicho com grande potencial de crescimento e quase nenhuma concorrência qualificada, apostando na crescente conscientização dos brasileiros em relação à sustentabilidade e no hábito de renovar tênis que ainda podem ser bem aproveitados.
“Atendemos um público diverso, formado, surpreendentemente, na maioria por mulheres de 30 a 45 anos. A demanda já existe. As pessoas hoje têm, em média, três pares de tênis e devido à diversidade de modelos e falta de tempo, nem sempre é fácil fazer a manutenção em casa”, destaca a gerente de expansão da New Shoes.
A franquia está dentro do segmento “serviços e outros negócios” que cresceu 13,5% em faturamento em 2024 na comparação com o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O resultado é exatamente o mesmo do sistema de franchising brasileiro no mesmo período. Já em Minas, o segmento cresceu 17,2%, ultrapassando a média do Estado, que ficou em 12,7% no mesmo intervalo de tempo.
O investimento inicial para abrir uma unidade da New Shoes fica entre R$ 215 mil e R$ 245 mil e nessa primeira fase da expansão a preferência é por lojas de rua. Um modelo para shopping centers e galerias já está em formatação. Outros espaços como conjuntos comercias, grandes condomínios e campi universitários também estão em estudo.
Ouça a rádio de Minas