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Negócios não voltam à normalidade até 2022

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Krieck: nunca o mundo esteve tão conectado e nunca tivemos acesso a tantas informações | Crédito: Divulgação/KPMG

Quase metade (45%) dos CEOs globais não enxergam um retorno dos negócios à normalidade até 2022 e apenas um terço deles (31%) espera que o retorno ao curso normal ocorra em 2021. Além disso, 24% desses CEOs não esperam mais por isso e afirmam que suas empresas e operações mudaram para sempre com a pandemia.

Mais da metade (55%) dos líderes empresariais temem que nem todos seus funcionários tenham acesso a uma vacina contra a Covid-19, o que poderá colocar alguns mercados e operações em desvantagem. Essas são as principais conclusões da pesquisa “CEO Outlook Pulse 2021”, conduzida pela KPMG com 500 CEOs de 11 mercados.

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“A pesquisa evidencia que os negócios nunca mais serão os mesmos em função da pandemia. Sairemos dela com aprendizados importantes para o futuro das empresas, das pessoas, da sociedade e do meio ambiente. Os desafios estão sendo enfrentados com resiliência e há diversas empresas que conseguem manter as operações e gerar negócios. Este é o momento de exercemos liderança e gestão de forma mais inovadora, estratégica e assertiva. Nunca o mundo esteve tão conectado e nunca tivemos acesso a tantas informações. O futuro das empresas dependerá de iniciativas de negócios mais analíticas e tecnológicas, integradas com uma governança atenta aos aspectos econômicos, sociais e ambientais”, afirma o presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul, Charles Krieck.

O conteúdo revelou também que a maioria (90%) dos líderes desejam garantir a segurança da equipe, solicitando aos funcionários que notifiquem a empresa quando forem vacinados. Outro dado relevante é que quase dois terços (61%) das empresas também buscarão uma implementação bem-sucedida da vacina contra a Covid-19 nos mercados consultados antes de solicitarem que seus funcionários retornem aos escritórios.

Crescimento

A confiança dos CEOs no crescimento de suas empresas, setores e países no horizonte de três anos é elevada. No entanto, as perspectivas para a economia global são baixas. De acordo com a pesquisa, as perspectivas dos entrevistados para o crescimento de suas empresas nesse período são: 22% muito confiantes, 66% confiantes, 11% neutros, 1% não muito confiantes. Sobre crescimento do setor, as perspectivas são: 23% muito confiantes, 67% confiantes, 8% neutros, 2% não muito confiantes.

Em relação às perspectivas de crescimento de seus países, as respostas são: 19% muito confiantes, 65% confiantes, 11% neutros, 5% não muito confiantes. Sobre perspectivas de crescimento da economia global, os dados são: 13% muito confiantes, 30% confiantes, 14% neutros, 39% não muito confiantes, 4% nada confiantes.

Já os riscos ambiental e climático continuam sendo preocupantes para as empresas, com 89% das empresas procurando assegurar ganhos de sustentabilidade e mudança climática obtidos durante a pandemia. Além disso, quase todas elas (96% agora contra 63% em agosto de 2020) aumentaram o foco no componente social dos programas de ESG.

Digital

A pandemia também acelerou a atenção dos CEOs no digital. Com a migração do modo de crise para a normalização das operações, o foco migrou para segurança cibernética e conexão digital com clientes. Como resultado, os respondentes identificaram a segurança cibernética como a principal preocupação com impacto no crescimento e nas operações ao longo de três anos. A segurança cibernética foi nomeada antes das preocupações regulatórias, fiscais e da cadeia de fornecimento.

A principal área de investimento planejado engloba medidas de segurança de dados (52%), seguida por tecnologias centradas no cliente (50%). A maioria dos CEOs (61%) afirmou que continuará desenvolvendo ferramentas de colaboração e comunicação digitais.

Vacinação

A vacinação da equipe terá muitos impactos sobre os funcionários e as viagens de negócios. Um quinto (21%) das empresas pedirá a clientes e visitantes que informem se foram vacinados. Apenas 17% dos executivos globais estão procurando reduzir os espaços dos escritórios em decorrência da pandemia, contra 69% dos entrevistados em agosto de 2020 que planejavam reduzir os espaços de escritórios ao longo de três anos.

O conteúdo da pesquisa CEO Outlook Pulse 2021 está disponível na íntegra no link.

Brasileiros acreditam na recuperação

Executivos de todo o mundo estão otimistas em relação à economia e aos resultados de suas empresas nos próximos 12 meses e a expectativa dos CEOs brasileiros é ainda maior que a média. A constatação é um dos destaques da 24ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC (24th Annual Global CEO Survey).

De acordo com o estudo, o otimismo é generalizado: um ano após a Covid-19 ter sido declarada uma pandemia, 76% dos CEOs acreditam que a economia global vai ter um desempenho melhor em 2021 – percentual quase 20 pontos maior que o recorde anterior de otimismo na série histórica da pesquisa. Para 9% dos respondentes, a situação se manterá igual, enquanto 15% temem que vá piorar. Esses percentuais, no ano passado, eram de 22%, 24% e 53%, respectivamente.

O otimismo é mais acentuado no Brasil, onde 85% acreditam que a economia vai melhorar; 8% avaliam que a situação será a mesma e 7% apostam numa piora. “Depois de um ano de tragédia humana e grandes dificuldades econômicas, é encorajador ver que as pessoas responsáveis pela tomada de decisões de investimento e por contratações de pessoal estão se sentindo cautelosamente otimistas em relação ao ano à frente. Os CEOs acreditam que o crescimento retornará, impulsionado pelo rápido desenvolvimento de vacinas e suas aplicações em muitas partes do mundo”, afirma o sócio-presidente da PwC Brasil, Marco Castro.

A 24ª edição da Pesquisa Global com CEOs contou com a maior participação de CEOs brasileiros já registrada: a oitava maior do mundo. As entrevistas foram realizadas em janeiro e fevereiro, levando em consideração os principais eventos globais ocorridos no último quadrimestre de 2020, como os testes mais avançados da vacina da Covid-19, a eleição presidencial dos EUA e as negociações para o Brexit.

Esperança

Apesar da pandemia, o sentimento que se percebe entre os líderes é de esperança. A perspectiva de mudança positiva se estende ao desempenho das empresas, ainda que de forma mais modesta. Globalmente, 36% dos entrevistados afirmam estar muito confiantes em relação ao crescimento da receita para os próximos 12 meses, percentual que aumenta para 53% entre os líderes brasileiros. O otimismo nacional continua à frente quanto às expectativas para os próximos três anos: 67% dos CEOs brasileiros dizem estar muito confiantes, ante 47% dos CEOs globais.

“As projeções para 2020 eram preocupantes, principalmente após o surgimento da pandemia. Apesar das enormes dificuldades, pessoas e empresas reagiram rapidamente em busca de soluções e novas formas de trabalhar. As perspectivas mais pessimistas para a economia não se confirmaram e no Brasil, por exemplo, chegamos a ter recorde de fusões e aquisições. Para 2021, as empresas adquiriram mais segurança e perceberam que é possível continuar trabalhando e se adaptando ao passo que a economia dá sinais iniciais de recuperação em breve. A partir do momento em que a vacinação for aplicada em larga escala, a atividade econômica responderá rapidamente”, comenta Marco Castro.

A percepção sobre as possíveis ameaças ao crescimento das empresas sofreu uma mudança brusca. Na lista de preocupações deste ano, pandemias e outras crises sanitárias estão em primeiro lugar, com 52% (na última vez que essa pergunta havia sido feita, há seis anos, apenas 9% dos entrevistados haviam apontado este fator como motivo de preocupação). Em seguida, estão as ameaças cibernéticas (47%, ante 33% em 2020), excesso de regulamentação (42%), incerteza política (38%), crescimento econômico incerto (35%) e, subindo alguns lugares no ranking, a incerteza em relação às políticas tributárias (31%). Neste ano, também ganhou importância a “misinformation” (desinformação): 28%, contra 16% no ano passado. No Brasil, essa última opção foi indicada como causa de “muita preocupação” por 34% dos entrevistados (enquanto outros 42% afirmaram estar “preocupados”).

Ameaças

Embora seja considerada uma das principais ameaças aos negócios, as pandemias e outras crises sanitárias não são percebidas de maneira uniforme no mundo. Trata-se da maior preocupação na América Latina, com 71%, seguida pelo populismo (67%). No Centro e no Leste Europeu, essa preocupação atinge índice de 58%, assim como na Ásia. No Oriente Médio, é citada por 56%. Já para os líderes da América do Norte e da Europa Ocidental, o principal motivo de preocupação são os ataques cibernéticos (69% e 44%, respectivamente), enquanto a incerteza política (60%) ocupa o primeiro lugar na África, seguida pela incerteza em relação às políticas tributárias (56%).

No Brasil, a incerteza em relação às políticas tributárias é a maior ameaça, com 56%. Pandemias e outras crises sanitárias ocupam o segundo lugar, com 54%, seguidas por incerteza em relação a políticas (53%), aumento das obrigações tributárias (51%) e crescimento econômico incerto (49%). O populismo surge na sequência, com 47%.

Mudança climática é grande desafio

A ameaça das mudanças climáticas também ganhou terreno, segundo apurou a 24ª edição da Pesquisa Global com CEOs da PwC (24th Annual Global CEO Survey): 30% dos líderes globais citaram o tema como motivo de preocupação extrema, comparados com 24% no ano passado. O crescimento foi mais acentuado no Brasil, com 35% – mais do que o dobro em relação à edição anterior da pesquisa (14%).

Entretanto, os líderes globais estão mais atentos ao tema: 40% dos CEOs dizem levar em conta as mudanças climáticas no gerenciamento dos seus riscos estratégicos. Os países onde essa preocupação surge com mais força são o Japão, com 49%, a Alemanha, com 46%, o Reino Unido, com 43%, e os Estados Unidos, com 37%. No Brasil, apenas 32% dos CEOs afirmaram ter a mesma preocupação (mesmo percentual que França e Canadá). Ainda assim, o país está à frente da Índia, Itália e China (28%, 25% e 23%, respectivamente).

Por outro lado, 27% dos CEOs no mundo e 28% no Brasil relataram não estar “nada preocupados” ou “não muito preocupados” com as mudanças climáticas.

Riscos estratégicos

Os CEOs brasileiros também divergem da média global ao serem questionados sobre quais ameaças são devidamente consideradas no gerenciamento de eventuais riscos estratégicos para as empresas. Os líderes brasileiros se dizem tão preparados quanto os globais para lidar com pandemias e outras crises na saúde (67%, ante a média global de 68%), mas quase dois terços (59%) afirmam estar preparados para enfrentar um eventual aumento das obrigações tributárias, acima dos 33% dos entrevistados globais, e 56% dizem o mesmo sobre a volatilidade cambial, ante 38% no mundo.

Por outro lado, enquanto 59% dos líderes globais afirmam estar preparados para enfrentar ameaças cibernéticas, menos da metade (44%) dos brasileiros diz levar isso em consideração no gerenciamento de riscos estratégicos. Os líderes nacionais também estão aquém dos globais em relação às situações de gerenciamento de riscos envolvendo a disponibilidade de competências essenciais (39%, ante 49% no mundo) e distúrbios na cadeia de abastecimento (38%, ante 44% dos líderes globais).

Aceleração da transformação digital

O aumento da preocupação dos CEOs com as ameaças cibernéticas e a “misinformation” coincide com a aceleração da transformação digital das empresas durante a pandemia. Cerca de 49% dos CEOs globais e 61% dos CEOs brasileiros projetam aumentos significativos (de 10% ou mais) nos investimentos em transformação digital. Além disso, 32% dos líderes globais e 47% dos brasileiros apostam no desenvolvimento de talentos e líderes.

Paradoxalmente, apesar do nível de preocupação com os ataques cibernéticos, apenas 31% dos líderes globais (entre aqueles que planejam aumentar o investimento digital) também estão planejando aumentar seus gastos com segurança cibernética e privacidade de dados em 10% ou mais. No caso do Brasil, esse percentual chega a 47%.

Cenário global

Os CEOs apontam um esfriamento das tensões comerciais. Tanto o conflito comercial quanto o protecionismo perderam importância nas listas de ameaças. Mas há nuances consideráveis nesse cenário. O conflito comercial ainda é uma das dez maiores ameaças na China e na Alemanha, ambas dependentes do crescimento impulsionado pelas exportações. Além disso, os padrões de comércio e parcerias estão mudando. Por exemplo, os CEOs nos EUA estão reduzindo sua ênfase na China como um motor de crescimento e aumentando o foco no Canadá e no México; em comparação com a última pesquisa, o interesse dos CEOs dos Estados Unidos nestes dois países aumentou 78%.

Para os líderes brasileiros, os Estados Unidos (40%) continuam sendo o principal mercado, com vantagem igual sobre a China (33%). A Alemanha também ocupa o terceiro lugar, com 13%, mas seguida por Argentina (9%), México (8%) e Índia (7%). O Reino Unido e a Colômbia disputam a mesma fatia do interesse nacional, ambos com 6% de preferência.

Reinvenção

“Ao chegar à marca de um ano da pandemia, estamos em um ponto de inflexão, à medida que a vacinação começa a aumentar em todo o mundo.  Ainda estamos em crise, mas já começamos a ver possibilidades. Uma coisa é clara: não podemos simplesmente voltar a ser como éramos antes. As mudanças pelas quais fomos obrigados a passar nos trouxeram desafios, mas também nos fizeram perceber que é possível a reinvenção, acreditando no amanhã – as respostas dos líderes empresariais de todo o mundo demonstraram isso. Exercitar esse potencial é missão de todos nós; precisamos dar o exemplo, a fim de fazer com que toda a sociedade reaja e, juntos, consigamos redirecionar o Brasil para um futuro melhor”, diz o sócio-presidente da PwC Brasil, Marco Castro.

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