Negócios

Neuman & Esser inaugura ampliação da fábrica de geradores de hidrogênio em Belo Horizonte

A companhia multinacional investiu cerca de R$ 70 milhões no projeto de ampliação da unidade fabril da capital mineira
Neuman & Esser inaugura ampliação da fábrica de geradores de hidrogênio em Belo Horizonte
Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

A multinacional alemã Neuman & Esser inaugurou, nessa quarta-feira (27), a ampliação da fábrica de geradores de hidrogênio de baixo carbono localizada em Belo Horizonte. A empresa investiu R$ 70 milhões no projeto, que promete quadruplicar a capacidade atual de produção.

Essa nova unidade ocupa uma área de 3,5 mil metros quadrados (m²) e poderá produzir até 70 megawatts (MW) por ano de geradores de hidrogênio conteinerizados.

A Neuman & Esser também espera aumentar a produção de eletrolisadores em até sete vezes em relação aos níveis atuais, e expandir a capacidade de empacotamento de compressores de gases industriais, como o hidrogênio (H2) e o dióxido de carbono (CO2).

A expectativa é que o empreendimento possa gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos na região, além de estimular o desenvolvimento de uma economia mais verde em Minas Gerais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Vale lembrar que o hidrogênio verde é um tipo de combustível alternativo, produzido a partir de fontes de energia renováveis, essencial para a transição energética e o cumprimento de compromissos globais pela descarbonização.

Inauguração da ampliação da fábrica da Neuman & Esser em Belo Horizonte.
Da esquerda para a direita: Marcelo Veneroso; Stefanie Peters; Bettina Cadenbach Romeu Zema e Alexander Peters | Foto: Divulgação Neuman & Esser

O diretor presidente da Neuman & Esser Brasil, Marcelo Veneroso, ressaltou que a capacidade inicial da nova instalação é apenas o começo de uma expansão da empresa no mercado.

“Estamos preparados para expandir conforme o mercado de hidrogênio de baixo carbono evolui no Brasil e na América Latina”, declara.

Já o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), destacou os resultados obtidos por Minas quanto a geração de energia limpa e afirmou que a pauta verde, a transição energética e a neutralização de gases de efeito estufa são prioridades da gestão atual.

“Temos um futuro muito promissor com a geração de energia limpa em Minas Gerais. Queremos, com isso, que as indústrias eletrointensivas se instalem aqui, porque aqui elas vão poder falar ‘minha pegada de carbono é pequena'”, enfatiza.

Estratégia de fortalecimento da Neuman & Esser

Veneroso destacou ainda as diferentes frentes da estratégia de fortalecimento da companhia. “Nossa estratégia de fortalecimento abrange quatro frentes de atuação: fabricação de unidades compressoras para gases, sistemas de moagem e classificação de materiais sólidos, geradores de hidrogênio e serviços especializados”, disse.

Além do diretor presidente da Neuman & Esser Brasil e do governador de Minas Gerais, o evento de inauguração da nova unidade fabril também contou com a presença dos empresários alemães sócios diretores do grupo Neuman & Esser, Stefanie Peters e Alexander Peters; e da embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach.

(Com informações da Agência Minas)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas