Nova Lima recebe unidade do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

Com a proposta de disponibilizar ao jovem de baixa renda uma opção para desenvolver habilidades e competências empreendedoras, preparando-o para os desafios do mercado de trabalho, a Prefeitura de Nova Lima, o Sebrae Minas e o Senai formalizaram nesta semana uma parceria para a implementação do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ) na cidade.
Representantes da diretoria do Sebrae Minas, do Senai, o prefeito de Nova Lima, Vítor Penido, e secretários municipais participaram da solenidade, realizada na sede da Prefeitura.
O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz Camargos, destaca a experiência do EFG NEJ em outras cidades, em que o jovem é levado a uma completa transformação, além da importância de uma educação que permita o empoderamento do cidadão.
“Nós acreditamos na força da educação empreendedora. Esse convênio tem um grande poder, permitindo que estudantes, ao sair da escola pública, encontrem uma estrutura que os prepare para sua vida profissional. Vemos isso na experiência que o Núcleo tem agregado ao longo dos anos: são formados jovens empreendedores em todos os sentidos, seja no emprego, seja em uma empresa própria ou em ações que transformam a sociedade”.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Desde 1994, o Sebrae trabalha um modelo de sistema de formação gerencial que será também aplicado neste projeto. De acordo com o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, a iniciativa é inspirada em uma experiência escolar austríaca, à qual o Sebrae somou conteúdo técnico.
“Trabalhamos com o Núcleo desde 2010, resultados fantásticos. Costumamos dizer que formamos cidadãos que tenham atitude empreendedora na vida, o aluno do EFG NEJ estará preparado também para ser dono de empresa. Eu não tenho dúvida ao dizer que a parceria que está sendo firmada em Nova Lima é o melhor modelo de educação empreendedora do país”, reforça.
O Prefeito de Nova Lima, Vítor Penido, se diz otimista com a chegada no EFG NEJ e prevê bons resultados. “É mais um avanço para a comunidade. Eu sou daqueles que delegam e apoiam. Dá um um orgulho acompanhar esse projeto sendo implementado. Fico muito feliz em ver que estamos no caminho certo”, comemora.
Como funciona
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), que integra o projeto Plug Minas, do Governo do Estado.
Oferece formação empreendedora para jovens que estejam cursando o 3º ano ou tenham concluído o Ensino Médio na rede pública, por meio do curso técnico em Administração gratuito, com atividades durante um ano. Desde a sua fundação, em 2010, o Núcleo já formou mais de 1.300 jovens de Belo Horizonte e da região metropolitana. A iniciativa também foi desenvolvida com sucesso em Salvador, na Bahia, e em Montes Claros e Belo Oriente, no interior de Minas.
Cláudio Marcassa, Diretor Regional do Senai, ressalta a formação diferenciada que será disponibilizada à comunidade de Nova Lima.
“O projeto será desenvolvido nas instalações do Senai. Teremos duas turmas com 35 vagas cada. Os professores participam de uma capacitação durante o mês de outubro, e as aulas começam no dia 4 de novembro”, afirma.
As inscrições para participar podem ser realizadas, presencialmente, do dia 24 de setembro a 3 de outubro, das 8h às 20h, no Senai, Rua do Resende, nº 51- Centro. Além de provas escritas das disciplinas de português e matemática, que serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 9 às 12h, o processo seletivo também inclui entrevistas, previstas para realização entre os dias 16 e 18 do mesmo mês, das 8h às 17h.
O resultado final será divulgado no dia 23 de outubro.
Ouça a rádio de Minas