Obra aborda novo modelo econômico

Sistema remodela processos e produtos, evitando problemas que afetam a sociedade, traçando um futuro mais factível

15 de janeiro de 2022 às 0h27

img
Ficha Técnica: Livro: Economia Circular: Debate Global, Aprendizado Brasileiro Organização: Beatriz Luz Editora: Bambual Páginas: 368 R$ 95

A adoção da economia circular, além de oferecer uma nova oportunidade de fomento econômico, remodela processos e produtos, evitando problemas que afetam a sociedade e traçando o caminho para um futuro mais sustentável: esta é a grande defesa do livro “Economia Circular: Debate Global, Aprendizado Brasileiro”, publicado pela Bambual Editora.

A obra, organizada pela fundadora da Exchange 4 Change Brasil e diretora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, reúne artigos de 32 especialistas, incluindo as maiores autoridades globais no tema, e explora 11 casos de negócios circulares desenvolvidos por empresas brasileiras. O lançamento acontece no Rio de Janeiro no dia 23/02 (quarta-feira), a partir das 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, e em São Paulo no dia 17/02 (quinta-feira), a partir das 18h, na Livraria Martins Fontes Paulista.

As análises que integram o livro resultam das discussões levantadas pelo Núcleo de Economia Circular (NEC), grupo de estudos lançado em 2016 para debater, junto a especialistas internacionais, a transição para um novo paradigma econômico, permitindo a adaptação das soluções para a realidade brasileira. O prefácio da obra foi escrito pela ex-ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e, entre os autores de dez países diferentes, estão nomes como Peter Gersen (Holanda), Freek Van Eijk (Holanda), Ladeja Godina (Eslovênia) e Brendan Edgerton (Estados Unidos), além de brasileiros que se tornaram especialistas no tema e representantes do BNDES, do CEBDS e do Sebrae.

O Grupo Boticário, Raízen, YVY, Restaurante Olivia, Oryzasil e 499”Solar são algumas das empresas citadas no livro por liderarem iniciativas inovadoras no âmbito da economia circular. Os casos bem-sucedidos são apresentados com base nos cinco modelos de negócios da economia circular e contemplam o pioneirismo tecnológico, a visão de longo prazo, a mudança de processos, o estímulo à integração com outras empresas e setores, e a agregação de valor a toda a cadeia produtiva.

Beatriz Luz revela que a intenção é propor uma reflexão sobre o assunto, considerando o contexto global, mas guiando o leitor para uma perspectiva da realidade brasileira. “O livro materializa análises e debates que realizamos por mais de cinco anos. Queremos compartilhar aprendizados e impulsionar o modelo circular, garantindo a regeneração do meio ambiente, um novo equilíbrio econômico e novas formas de fazer negócios, em linha com as metas de net zero e descarbonização da nossa economia. Para isso, contamos com o aprendizado de parceiros internacionais e uma análise crítica das oportunidades. O instituto de pesquisa holandês TNO, por exemplo, concluiu que a economia circular pode gerar ganhos de 7,4 bilhões de euros por ano e 54 mil novos empregos nos Países Baixos. Nenhum país deveria ignorar esta conjuntura. O sucesso do desenvolvimento circular na Holanda serviu de base para apresentar o conceito teórico e a visão sistêmica, e avaliar a aplicabilidade do modelo no Brasil. Espero que os artigos do livro sirvam de inspiração e fonte de estudos para trilharmos este caminho.”

O conceito de economia circular é abordado considerando os oito passos essenciais à transição, que são aplicáveis em todas as realidades geográficas. Com base nos conhecimentos técnicos e práticos dos especialistas, o livro expõe, ainda, reflexões sobre a urgência da transição, a importância do ganho de escala, os riscos lineares nos negócios empresariais e industriais, a necessidade de um novo olhar de governança, e a importância da educação para a construção e manutenção de economias justas e de baixo carbono.

No Brasil, o avanço do tema tem se dado pelo setor empresarial, com iniciativas de empresas pioneiras e federações de indústrias que destacam a importância de desenvolver processos, produtos e serviços baseados em novos valores e atitudes, como forma de garantir a competitividade, a inserção no mercado global e o acesso a crédito.

“Pensar e agir de acordo com a Economia Circular é o ponto inicial para as mudanças estruturais urgentes que precisamos. Este é um dos pilares da transição global que já está acontecendo”, comenta Isabel Valle, publisher da Bambual Editora.

Para mais informações sobre o livro “Economia Circular: Debate Global, Aprendizado Brasileiro”, acesse https://bambualeditora.com.br/p/economia-circular/

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail