Obra alerta para apagão de mão de obra sem talentos de matemática

27 de novembro de 2021 às 0h20

img

O Brasil corre risco de ter um “apagão” de mão de obra em diversos setores da economia, como financeiro, construção civil e tecnologia. E um dos principais motivos é a falta de incentivo público em matemática. Esta constatação faz parte de um dos capítulos do livro Declare Independência – Como a matemática muda vidas no Brasil (Ed. Santa Clara), que será lançado no próximo dia 29 de novembro, com diversos convidados.

O projeto editorial tem co-autoria do jornalista Leão Serva e dos empresários e sócios fundadores da Marco Investimentos, Tiago Piassum e Thales Nóbrega. Além de um estudo inédito, feito pelo economista Gesner Oliveira, o livro também conta com a participação da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP), da jornalista Flávia Oliveira, das influencers e blogueiras Julia Jaccoud e Aline Matheus, do Ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, entre outras personalidades.

“Há uma falta preocupante de profissionais no mercado com um mínimo de conhecimento lógico-matemático para suprir as vagas que se oferecem hoje. Vagas que não estão apenas no mercado financeiro, atividade que a gente atua. Há demanda de profissionais com habilidades lógico-matemáticas nos mais diversos setores da sociedade brasileira. O mais crítico talvez seja o mais estratégico: tecnologia. Basta observar quais são as 10 empresas com maior valor em bolsa nos Estados Unidos e no Brasil. Lá, todas são de tecnologia”, destaca Tiago Piassum.

De acordo com levantamento feito pelo livro, além de TI, outros setores, como Construção Civil, Mercado Financeiro e até Jornalismo (análise de dados) podem entrar em colapso por falta de mão de obra, na próxima década.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail