Obra fala sobre o Movimento B na América Latina

2 de setembro de 2021 às 0h20

img

No ano em que o Movimento B completa 15 anos de existência mundial, o livro “Sistema B e as Empresas B na América Latina: Um movimento social que muda o sentido do sucesso empresarial’’, escrito pela cofundadora do Sistema B, María Emilia Correa, é lançado como um convite aos leitores para uma reflexão sobre o cenário econômico e os diversos temas urgentes da atualidade no mundo todo, com a ideia de estimular a percepção, e até mesmo ação, entre todos os envolvidos junto ao modelo B de negócio.

O movimento B tem se movido rapidamente na América Latina e o que tem se visto é uma união em torno da inovação coletiva e do comprometimento de pessoas que realmente acreditam na construção de um novo modelo econômico, comprometido com o todo e atento para a continuidade do planeta. O livro detalha a pesquisa sobre quem são essas pessoas e quais os aprendizados podemos tirar de suas trajetórias.

“O processo de pesquisa para o livro foi extremamente motivador, com exemplos de empresas e líderes sociais inspiradores em todos os países da região e suas histórias de vida mais diversas e cheias de lições, foi possível mostrar como a América Latina supera e melhora cada vez mais, quebrando preconceitos que só seguimos exemplos de fora”, conta a autora.

As empresas B seguem os mais altos padrões de práticas ambientais, sociais e de governança e, por consequência, tendem a ser muito mais resilientes durante as crises, pois estão comprometidas com um plano de desenvolvimento contínuo, e uma nova lógica de geração de impacto positivo.

“A ideia do livro surgiu em 2017 em conversas com Ana Mercedes Botero, do Banco CAF. O Sistema B e as Empresas B despertam muito interesse e curiosidade por serem propostas inovadoras com uma nova forma de atuação empresarial e cidadã, então pensamos nisso como um primeiro esforço para responder às questões sobre a visão sistêmica e a nova forma de empresas propostas pelo movimento B para construir uma nova economia”, explica María Emilia.

Como organização, o Sistema B busca construir uma economia inclusiva, regenerativa e de impacto positivo, baseada na força de todos os cidadãos nos múltiplos papéis que possuem.

“O Movimento B começou há apenas dez anos e está crescendo rapidamente. Há cada vez mais empresários com propósito, cidadãos que compram com consciência, políticas públicas para promover uma economia mais inclusiva e investidores que buscam impacto e lucratividade. É fascinante ver milhares de pessoas em todos os países da região, estudantes, empresários, investidores, entusiasmados por serem atores nas soluções de que o mundo precisa. Este livro é um reforço para que possamos encontrar um caminho de ação, e um convite para continuarmos construindo esse movimento social”.

Além da versão física, para facilitar o compartilhamento e conseguir alcançar mais pessoas, o livro também pode ser baixado gratuitamente pelo site da Scioteca, do CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail