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Oggi Sorvetes planeja abrir cerca de 50 franquias em Minas Gerais

A empresa deve destinar cerca de R$ 4 milhões no projeto de expansão no mercado mineiro
Oggi Sorvetes planeja abrir cerca de 50 franquias em Minas Gerais
A franqueadora já possui cerca de 120 unidades em operação ou prestes a abrir no Estado | Crédito: Oggi Sorvetes / Divulgação

A rede paulista de sorveterias Oggi Sorvetes espera lançar aproximadamente 50 franquias em Minas Gerais nos próximos 12 meses. A estimativa faz parte do plano de expansão nacional da marca, que deve abrir 250 lojas no Brasil no mesmo período. A empresa ainda vai investir R$ 4 milhões no auxílio aos empreendedores mineiros a montar o próprio negócio.

Atualmente, a rede conta com 120 operações no Estado, considerando as unidades já em operação e as que estão prestes a inaugurar. No Brasil, a presença chega a onze Unidades da Federação, com mais de mil lojas.

As informações são do sócio-fundador da Oggi, Rodrigo Mauad, que também destacou o bom desempenho das unidades de Minas Gerais e o acolhimento do consumidor mineiro. “Hoje, as lojas de Minas vendem acima da média projetada. O Estado também é uma das regiões com tendência de atingir uma performance acima do ponto de equilíbrio de forma mais rápida”, revela.

Mauad diz que o bom desempenho das operações no Estado fez com que Minas Gerais se tornasse o terceiro principal mercado para a empresa nos últimos anos, ficando atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. “Esperamos que no futuro Minas ocupe o segundo lugar devido seu potencial de mercado, afinal, é um Estado muito grande e com muitos municípios”, completa.

O empresário ainda relata que a franqueadora tem aumentando o foco da expansão em Minas Gerais nos últimos dois anos, motivada pelo potencial do mercado na região e pela receptividade do público mineiro. Além disso, o Estado é o segundo com o maior número de pedidos de candidatos interessados em se tornar franqueados da rede de sorveterias.

Crédito: Oggi Sorvetes / Divulgação

Modelo de expansão da Oggi

O sócio-fundador da rede explica que, por questões logísticas, o modelo de expansão adotado pela empresa tende a se concentrar em determinadas regiões para possibilitar o acesso a áreas próximas.

No caso de Minas, a Oggi focou inicialmente na região Sul do Estado, devido à proximidade com a fábrica da companhia localizada no Rio de Janeiro, e, em um segundo momento, a marca chegou à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Hoje, a região com o maior número de lojas, maior potencial e maior número de vendas que nós temos é a Grande BH”, afirma.

Atualmente, a companhia está prospectando cidades próximas a essas regiões para facilitar na logística. Ao todo, são 76 municípios com menos de 100 mil habitantes no radar da Oggi Sorvetes em Minas Gerais.

Porém, o executivo reforça que a quantidade de habitantes não é um fator determinante para a empresa no momento de escolher uma nova cidade para as unidades. A principal característica avaliada é o potencial de mercado. “Não é o número de habitantes que trava nossa expansão, e sim o potencial de consumo da região”, pontua.

Ele relata que a empresa possui uma equipe preparada para ir até a cidade e realizar a avaliação do mercado e os resultados são utilizados no momento da tomada de decisão da expansão da rede de sorveterias.

Além das novas unidades, a empresa não descarta a possibilidade de abrir novos Centros de Distribuição (CDs) no Estado, no médio prazo, para facilitar os trabalhos de logística. Atualmente, a Oggi possui uma operação do tipo na cidade de Betim, na RMBH. Os novos CDs poderão ser abastecidos tanto pela unidade fabril do Rio de Janeiro quanto pela fábrica que está sendo construída em Pernambuco.

Abertura de franquias

O investimento total necessário para abrir uma Oggi Sorvetes é de R$ 140 mil. No entanto, Mauad ressalta que o franqueado terá que desembolsar apenas R$ 50 mil para a inauguração. Isso porque, parte do investimento é financiado pela empresa, assim como a taxa de franquia, o primeiro pedido, a construção da fachada e a identidade visual.

“Esses R$ 50 mil são para realizar a obra. Feita a obra, a gente monta a loja e financia 100% dos equipamentos e outros acessórios”, relata.

Segundo ele, uma loja da marca fatura em média R$ 750 mil por ano, com 12% de lucro para o empresário. Dessa forma, o tempo médio de retorno do investimento fica entre 18 a 24 meses.

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