Negócios

Omnigen Energy, da Appian Capital, entrega mais dois parques solares em Minas Gerais

A empresa do setor energético ainda planeja inaugurar mais 12 parques solares no Estado até dezembro deste ano
Atualizado em 14 de agosto de 2025 • 12:16
Omnigen Energy, da Appian Capital, entrega mais dois parques solares em Minas Gerais
Foto: Divulgação Appian Capital Brazil

A Omnigen Energy, subsidiária do grupo inglês Appian Capital Advisory, acaba de entregar os parques solares Igarapé 02 e 04, na cidade de mesmo nome localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com as novas instalações, a empresa soma 12,48 gigawatt-hora (GWh) por ano à matriz energética limpa de Minas Gerais e alcança capacidade de geração de 41,76 GWh/ano. A empresa ainda projeta a inauguração de mais 12 parques até dezembro deste ano, totalizando 114,88 GWh/ano.

Os novos projetos fotovoltaicos recém implantados pelo fundo britânico receberam a autorização para conexão de 100% de sua capacidade total à rede elétrica. Essa iniciativa reforça a estratégia da Appian de diversificar o portfólio e se consolidar como fornecedora de soluções sustentáveis para o Brasil.

De acordo com a empresa, os novos parques têm potencial de geração de energia suficiente para abastecer uma cidade com 19.050 habitantes e a capacidade total de produção é de 1039,8 megawatt-hora (MWh) por mês. Para o country manager da Appian Capital Brazil, representante do grupo no País, Milson Mundim, os dois empreendimentos representam mais um avanço significativo para a consolidação dos parques solares da Omnigen Energy.

Ele destaca que esses dois projetos também reforçam o compromisso da empresa com a diversificação da matriz energética e a oferta de soluções renováveis para um planeta mais sustentável. “Temos orgulho do trabalho realizado e acreditamos que nossos projetos de energia limpa são fundamentais para ampliar o acesso democrático a fontes de energia renovável”, declara.

Foto: Reprodução/Adobe Stock

Expansão da Omnigen Energy em Minas Gerais

A Omnigen Energy planeja inaugurar mais 12 parques solares no Estado até o final de 2025, totalizando 20 usinas com capacidade total de 62,4 MWp e um investimento total de R$ 387 milhões. Mundim explica que essas novas usinas solares de pequena escala irão funcionar no formato de geração distribuída. As novas unidades serão ligadas nas seguintes cidades:

  • Araxá;
  • Pedro Leopoldo;
  • Porteirinha;
  • Sete Lagoas;
  • Santa Rita de Caldas;
  • Monte Carmelo;
  • Andradas.

Vale lembrar que a empresa do setor energético entregou recentemente o projeto do parque solar Igarapé 05, com 100% de sua capacidade total de geração de energia. Foi lançada também a usina solar Andradas 03, com autorização para a conexão de 40% da capacidade total à rede elétrica do município localizado na região Sul de Minas.

Juntos, esses dois empreendimentos têm capacidade inicial de 718 MWh, o suficiente para abastecer um município com cerca de 4,7 mil residências ou aproximadamente 13 mil habitantes.

O grupo já entregou oito parques em Minas Gerais e firmou acordo com a CMU Energia e ECOM Energia Renováveis para a distribuição da energia gerada em 14 dos 20 parques solares mineiros. Esses acordos permitem a entrega de 114,88 GWh por ano, suficiente para atender à demanda energética de 62.900 residências, oferecida no formato de Geração Distribuída (GD).

O country manager da Appian Capital Brazil destaca que o Estado é uma região estratégica para Omnigen e para a Appian já que é o maior mercado de geração distribuída do Brasil, com 2,5 GWp já instalados. Segundo ele, Minas oferece um ambiente de preços estável, baixo risco de execução e incentivos fiscais para a geração solar, fatores que tornam os investimentos atrativos e sustentáveis na região.

“Além disso, Minas concentra todo o portfólio atual de usinas solares da Omnigen, reforçando o papel central do Estado na estratégia de diversificação energética e expansão da Appian no setor de energias renováveis”, acrescenta.

O dirigente relata que a empresa também está explorando novas oportunidades de desenvolvimento de parques solares em outras regiões do Brasil. “Incluindo áreas onde já possui operações de mineração, para integrar soluções de energia limpa ao portfólio e apoiar a descarbonização”, completa.

Inicialmente, o objetivo da Omnigen é atender ao mercado regulado, abastecendo o consumidor residencial. Esse tipo de negócio possibilita que o consumidor tenha um desconto expressivo na fatura de energia, garantindo que a energia consumida seja compensada por uma fonte de geração limpa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas