OMO Lavanderia projeta expansão em Minas Gerais com 50 novas unidades até o fim do ano

O avanço da verticalização urbana e a crescente adesão a serviços compartilhados impulsionam a expansão da OMO Lavanderia Compartilhada em Minas Gerais. A marca, em parceria com a Luggo, empresa do grupo MRV&CO, pretende instalar pelo menos 50 novas lavanderias em condomínios no estado ainda em 2025, com foco especial na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O movimento acompanha a expansão do modelo multifamily — empreendimentos residenciais voltados exclusivamente à locação —, que cresce de forma acelerada em Minas. Segundo um levantamento da consultoria SiiLA, esse segmento deve registrar uma alta de 31,5% no número de unidades até agosto de 2025, com mais de 3 mil novos imóveis previstos para lançamento no próximo ano.
Segundo a gerente comercial da OMO Lavanderia Compartilhada, Luana Borin, a escolha da expansão por Minas Gerais, e em especial por centros urbanos como Belo Horizonte, está diretamente ligada às transformações no comportamento do consumidor.
“O foco está nas regiões metropolitanas onde a verticalização está em crescimento e o comportamento do consumidor está mudando, com opção em ter mais acesso do que posse. O uso de serviços compartilhados está em alta e é neste momento que OMO Lavanderia Compartilhada agrega com sua expertise”, afirma.
No Estado, a parceria entre OMO e Luggo já é realidade em quatro empreendimentos. O modelo aposta em áreas comuns bem equipadas para os moradores, com foco na conveniência, sustentabilidade e redução de custos.
“Precisamos crescer na região. Em locais como centros, por exemplo, há um desequilíbrio entre moradia e trabalho, onde existe muito posto de trabalho e pouca moradia. Nosso objetivo é auxiliar as construtoras durante o projeto do empreendimento para que ele seja entregue com a maior rede de lavanderias do Brasil, uma área comum muito útil aos moradores e sustentável”, explica Luana Borin.
Expansão foca em sustentabilidade e tecnologia
Além da praticidade, o modelo aposta na eficiência ambiental. Os equipamentos instalados pela OMO são máquinas comerciais de alta tecnologia que consomem, em média, 60 litros de água por lavagem, frente aos até 180 litros utilizados por lavadoras domésticas, uma economia de mais de 50% em recursos hídricos.
“A expectativa é alta pois o mercado de construção civil não para de crescer. O uso de serviços compartilhados já é uma realidade e certamente vai permanecer. As pessoas estão comprando seus apartamentos sem a necessidade de ter uma máquina de lavar e secar doméstica, otimizam o espaço interno do apartamento e economizam tempo nesta tarefa de lavar roupas que é essencial. Além disso, ajudam o meio ambiente utilizando menos água, energia e plástico”, pontua a gerente.
Expansão de lavanderias acompanha novo estilo de vida
A parceria entre OMO e Luggo tem como objetivo transformar a experiência de morar em grandes cidades. Segundo o diretor de negócios e comercial da Luggo, Rodrigo Lutfy, a lavanderia compartilhada é apenas um dos elementos de um ecossistema pensado para a vida moderna.
“Nosso compromisso é oferecer soluções que tornem a experiência de morar em um Luggo cada vez mais prática, conveniente e alinhada ao estilo de vida contemporâneo. A parceria com OMO Lavanderia Compartilhada reforça esse propósito, ao disponibilizar aos nossos clientes uma lavanderia moderna, sustentável e de alta qualidade, que se conecta diretamente com as necessidades de quem busca mais tempo livre e menos preocupações no dia a dia”, destaca Lufty.
Ouça a rádio de Minas