OOP Café lança opções com torras especiais

A rede mineira de cafeterias OOP Café lança, neste mês, três novas linhas de cafés com torras especiais. A princípio, os produtos serão vendidos exclusivamente em suas lojas em Minas Gerais e por estabelecimentos parceiros em São Paulo, Piauí e Amapá.
A novidade da vez, é que passam a incorporar os menus da marca, as linhas “Produtores”, “Lugares” e “Slow Down”. O primeiro compreende o resultado da produção de cafés mais elaborados e sazonais. É uma linha marcada pelos microlotes de grãos mais “exóticos” e complexos.
A segunda linha é uma aposta de valorizar a origem dos cafés, trazendo no nome, o lugar onde são produzidos. Esses cafés selecionados pela OOP Café são formados por um blend de cafés arábica, com complexidade de sabor. Já a terceira linha conta com cafés que apresentam uma versatilidade, podendo ser 100% arábica, ou mix de canéfora e arábica, produzidos por cafeicultores próximos ao Parque Estadual da Pedra Azul, no estado do Espírito Santo.
“A gente entendeu que seleção dos grãos e o perfil da torra era uma espécie de assinatura. Queríamos ter autonomia para escolher o café, ir ao produtor, desenvolver o próprio processo de torra e servir”, explica a cofundadora e sócio-proprietária da OOP Café, Adriene Cobra.
Expansão ajudou OOP a ganhar paladares
Segundo ela, atualmente, o grupo é composto por cafeterias, sistema de torrefação e, em breve, contará com um e-commerce para atender o mercado em demais localidades do País.
Na primeira unidade da marca em Belo Horizonte, localizada na Savassi, região Centro-Sul, por exemplo, são servidos 10,5 mil cafezinhos por mês. Mas a loja pode alcançar cerca de 130 mil cafés servidos ainda este ano. E a expectativa é superar os números.
De acordo com Adriane Costa, a procura por cafés dentro da operação da OOP, majoritariamente é por café coado. Estas escolhas são de produções a partir de grãos selecionados vindos de fazendas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

“Nós selecionamos, tratamos, torramos, preparamos, servimos e vendemos cafés especiais”, diz a empresária, que ainda completa: “Acreditamos que todas as pessoas podem ter acesso a cafés de qualidade, produzidos com responsabilidade em toda a cadeia produtiva”.
Inaugurada em 2016, a OOP Café é resultado de um sonho e do empreendedorismo de dois amigos que decidiram resgatar o papel histórico das cafeterias como espaços de encontros de pessoas.
Em 2017, a torrefação itinerante da OOP, que passou por várias casas até se estabelecer em um galpão da rua Januária, no bairro Floresta, região Leste de Belo Horizonte, foi aberta com foco na compra de café verde, torra e fornecimento ao mercado.
Por fim, em 2019, a rede chegou ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para atender o público apreciador de arte e cafés.
Ouça a rádio de Minas