Opus lança casa do futuro voltada para o varejo
11 de novembro de 2021

As construções modulares já são realidade no Brasil quando o assunto são ambientes corporativos ou profissionais. Já no quesito habitacional, as chamadas casas modulares ainda possuem penetração tímida no País, sendo mais comuns nos Estados Unidos, Europa e em áreas inóspitas. Cenário que a mineira Opus pretende mudar.
Com sede em Belo Horizonte e duas fábricas, uma em Minas Gerais e outra no Pará, a construtech, que até então atuava com foco no mercado b2b, entra em breve no varejo, disponibilizando módulos também para o consumidor final.
Segundo o CEO da empresa, Felipe Ventura, o novo produto será lançado nos próximos meses. Trata-se da Casa Opus, que chegará ao mercado em três versões: a Opus Uno, um studio de 27 metros quadrados com quarto, banheiro, sala, cozinha e varanda; a Opus Lux, um modelo de 81 metros quadrados composto por três módulos, com uma suíte, duas semi-suítes, sala, cozinha e varanda; e a Opus View, de 73 metros quadrados composta por três módulos e dois andares, com sala no andar de cima e três quartos, além de cozinha e banheiro no andar térreo. Os valores variam a partir de R$ 40 mil.
“A Opus está levando a expertise do corporativo para o residencial. No Brasil ainda não é tão comum, algumas incorporadoras já têm desenvolvido projetos, mas ainda bem diferentes dos nossos, em formatos steel frame e uld frame. Módulo habitável, com chassi de aço e painéis isotérmicos e entregue no formato 3D, que eu saiba, no Brasil, só a Opus. Os demais geralmente levam as paredes e fazem a montagem no local”, explica.
Conforme ele, o exclusivo sistema de encaixe é ideal para projetos com design mais complexo, com montagem fácil e rápida. Essa expertise a empresa adquiriu, mesmo com pouco tempo de atuação. Ao todo são quatro anos de mercado, mas dezenas de projetos executados em diferentes partes do País. “Somos uma indústria de espaços, fabricamos escritórios, banheiros e alojamentos em módulo habitável. Começamos com uma fábrica pequena em Contagem (RMBH), mas com seis meses já não comportava a produção e transferimos para Nova Lima e montamos outra unidade no Pará – somando a produção das duas, fazemos 25 módulos por dia“, revela.
E estes espaços também já estão pequenos e tendem a ficar ainda mais com o lançamento da Casa Opus. Por isso, a empresa já está desenvolvendo uma nova planta no eixo Betim-Contagem e vai concentrar a fabricação dos módulos, enquanto as unidades de Nova Lima e Pará se tornarão centros de montagens.
“A nossa expectativa é que com essa nova planta tenhamos um módulo a cada dez minutos. Para isso, estamos investindo cerca de R$ 20 milhões. Já compramos os equipamentos, robôs que permitirão autonomizar parte dos processos, e esperamos já no primeiro semestre de 2022 estar em pleno funcionamento”, diz.
Hoje a empresa tem mais de 4 mil módulos locados e já realizou cerca de 52 mil metros quadrados de construção modular em todo o País. Em termos de vendas, recentemente realizou um grande projeto: a construção de 28 prédios de dois andares, um alojamento para 5 mil pessoas com academia, centro ecumênico, lavanderia, entre outros. Projetos como esses elevam a expectativa de desempenho para este exercício e a Opus prevê encerrar 2021 com crescimento de 600% sobre o ano anterior.
A crescente busca por qualidade de vida e do número de escritórios que aderiram definitivamente ao home office também motivaram a empresa a desenvolver, paralelamente, o Garden Office, escritórios modulares, também disponíveis em três versões. O Garden Office Neo oferece estrutura de sala para escritório com 9 metros quadrados. Já o Garden Office Space possui 12 metros quadrados e é composto por uma sala de escritório com banheiro e o Garden Office Evolution é um produto premium, com 18 metros quadrados, sala de escritório e banheiro maior.

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Entrevista
05/12/23
Saúde
05/12/23
Turismo
05/12/23
Turismo
05/12/23
Gestão de Pessoas
05/12/23