Organização Nacional de Acreditação premia 10 instituições da Capital

No dia 28 de novembro, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) celebrará seus 25 anos de atuação na promoção da segurança na saúde primária no Brasil. Como parte das comemorações, a ONA homenageará, com o “Prêmio Destaque da Acreditação”, 74 instituições de saúde no País que mantêm mais de 15 anos de acreditação ininterrupta, beneficiando pacientes com processos organizados, redução de erros nos atendimentos e fortalecimento da segurança ao paciente.
Em Belo Horizonte, 40 instituições foram acreditadas pela ONA. Dentre elas, 10 serão homenageadas: Hospital Madre Teresa, Oncomed BH, Biovisão, Oculare Hospital de Oftalmologia, Sermig Maranhão 198, Sermig Maranhão 90, Anatomia Patológica e Citologia, Axial Bernardo Monteiro, Lab Rede e Hospital Felício Rocho.
“É com grande satisfação que celebramos o Prêmio Destaque da Acreditação, uma homenagem especial às organizações que estão conosco há mais de 15 anos de forma ininterrupta. Este prêmio não é apenas um reconhecimento, mas uma celebração do compromisso, da resiliência e do trabalho incansável dessas instituições em prol da qualidade e segurança na saúde. Ao longo desses anos, essas organizações demonstraram, dia após dia, que a melhoria contínua não é apenas uma meta, mas um valor que guia suas práticas e ações. Elas enfrentaram desafios, inovaram, superaram barreiras e se mantiveram firmes na missão de oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes”, ressalta o gerente de Operações da ONA, Gilvane Lolato.
Ela complementa: “Para a ONA, é um privilégio contar com parceiros tão comprometidos, que não apenas atendem aos padrões de excelência, mas ajudam a elevá-los continuamente. Este prêmio é uma forma de reconhecer o impacto positivo dessas instituições na saúde do nosso país e de reafirmar nosso compromisso conjunto com a transformação e a qualidade. Juntos, seguimos fortalecendo o cuidado ao paciente e aprimorando os serviços de saúde no Brasil.”
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para a Dra. Angela Andrade Maestrini, diretora técnica do Hospital de Oftalmologia Oculare, a ONA é fundamental para o desenvolvimento da Oculare. “A ONA tem um papel transformador no nosso hospital. Iniciamos a nossa jornada em 2006, por enxergar o processo de acreditação proposto pela ONA como uma poderosa ferramenta de gestão e amadurecimento, especialmente em relação à gestão de riscos e à melhoria contínua dos nossos processos. A ONA representa para nós muito mais do que um selo de qualidade. Ela representa um compromisso contínuo com a segurança e a excelência do cuidado com o paciente”, afirmou.
No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), existem aproximadamente 380 mil organizações de saúde, das quais 1.945 são acreditadas. A ONA é responsável por 72,1% desse mercado, totalizando mais de 1.400 organizações de saúde acreditadas, incluindo mais de 430 hospitais.
Ouça a rádio de Minas