Negócios

Ótica Centro Visão planeja a expansão da rede

Ótica Centro Visão planeja a expansão da rede
A Ótica Centro Visão pretende abrir lojas no interior do Estado por meio de franchising - Crédito: Divulgação

Com mais de três décadas de atuação, a Ótica Centro Visão, que possui lojas na capital mineira e em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está investindo fortemente na reformulação da marca e expansão das unidades em Minas Gerais. Atualmente com 20 pontos de venda próprios, a rede espera chegar a 50 nos próximos 10 anos. Além disso, pretende expandir também para o interior do Estado, por meio do modelo de franchising.

As informações são do sócio-diretor da rede, Fernando Cardoso. Segundo ele, cada loja consumirá aportes da ordem de R$ 200 mil. Dessa forma, a estimativa é de que, somente na abertura de unidades próprias, sejam investidos R$ 6 milhões nos próximos exercícios.

“Realizamos um estudo completo do potencial de crescimento da empresa e identificamos a lacuna em diferentes regionais da Capital, assim como em cidades do interior. Entendemos que até por questões de mobilidade, há um potencial cada vez maior junto a comércios locais. Por isso, nosso plano de expansão será focado em regionais”, explicou.

Novo modelo de negócio – Sobre as franquias, o diretor disse que duas serão abertas ainda neste exercício. O modelo ainda não está completamente fechado e, por isso, as lojas funcionarão como espécie de piloto para as próximas unidades. Neste primeiro momento, não haverá cobrança da taxa de franquia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“A ideia é construir um modelo sólido em parceria com os franqueados. Tanto que iniciaremos o projeto com pessoas que têm a cultura da empresa e já ocuparam cargos de liderança na rede”, afirmou.

Outro investimento que acontecerá ainda neste exercício diz respeito à implantação do e-commerce da empresa. Previsto para março, mediante aportes de R$ 100 mil, considerando o desenvolvimento do sistema e a formação de estoques, o novo canal promete alavancar ainda mais as vendas. Segundo Cardoso, a intenção é trabalhar com estratégias multicanais, interagindo on e off-line com os clientes. Haverá opções de compra on-line com entrega em domicílio ou retirada em uma das lojas, por exemplo.

Além disso, a Ótica Centro Visão também está apostando na reformulação da marca e está investindo outros R$ 250 mil na alteração do layout de todas as lojas. “Mudamos, por exemplo, a cor da nossa marca, que antes era vermelha e agora é azul. Fomos orientados por especialistas que o vermelho poderia remeter a olhos irritados ou doentes, e o que entregamos aos nossos clientes é justamente o contrário: olhos saudáveis”, justificou.

Diante tantos investimentos, a aposta da empresa para 2020 é de crescimento. Na avaliação do empresário, após os anos de recessão e desempenho acanhado da economia nacional, é chegada a hora de os negócios avançarem de maneira mais forte novamente. A expectativa é de que, neste exercício, as vendas da rede cresçam 15% sobre o ano anterior, após um avanço de 5% em 2019 em relação a 2018.

“As estratégias de maior proximidade com o consumidor, os aportes que estão sendo realizados e a própria mudança da marca irão nos favorecer. Além disso, a perspectiva de melhora da economia também será fundamental para a confirmação deste desempenho”, concluiu.

Prêmio – A empresa foi uma das únicas brasileiras a concorrer ao Transitions Innovation Awards 2020, o mais respeitado prêmio de inovação e varejo do segmento de óticas e laboratórios fabricantes de lentes e produtos oftalmológicos do mundo. A ótica saiu vencedora na categoria melhor empresa de varejo no segmento.

Zeiss Vision Center – No próximo dia 17 de fevereiro, Belo Horizonte ganha mais uma unidade da licenciada Zeiss Vision Center, somando duas lojas na região. Sob o comando do empresário Marcus Túlio Ramos, a nova licenciada está localizada no bairro de Lourdes, conhecido como uma das áreas mais nobres de Belo Horizonte. A nova loja contará com produtos exclusivos da Zeiss, referência mundial em tecnologia para a saúde da visão. O espaço, com cerca de 100m², possui layout moderno e conceito inovador, proporcionando uma experiência única no momento da compra.

“Começar o ano de 2020 com a Zeiss é certeza de sucesso. Somada aos meus 24 anos de experiência na área óptica, a parceria permite oferecer um portfólio completo, com a alta tecnologia de performance e o atendimento personalizado da Zeiss, que garante a análise criteriosa de perfil individual de cada consumidor. Os clientes terão um serviço de consultoria de altíssima qualidade, que vai transformar a sua visão”, comenta Ramos.

Além da nova loja em Belo Horizonte, a Zeiss já licenciou mais de 40 unidades em todo o Brasil e segue em expansão com novas inaugurações previstas ao longo do ano. Ainda no primeiro semestre de 2020, a alemã deve atingir a marca de 50 licenciadas em todo o País.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas