Ouro Minas registra média de 60% de ocupação em 2023

O Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham, localizado na região Nordeste da Capital, apurou ocupação média de 60% nos primeiros cinco meses de 2023. Embora janeiro e fevereiro tenham sido marcados por forte oscilação nas reservas, os índices foram elevados nos meses seguintes, impulsionados pelo movimento do Carnaval no segundo mês do ano.
Neste exercício, mais de 5 milhões de pessoas escolheram Belo Horizonte para a folia. Mas, mês após mês, o movimento tem se consolidado, mostrando que não se tratou de uma demanda pontual. Pelo contrário, o fluxo antes muito apoiado no turismo de negócios ganha, cada vez mais, novas vertentes, fortalecendo o turismo e o setor hoteleiro da capital mineira.
A avaliação é da gerente de Vendas e Marketing do hotel, Monaline Alvarenga. De acordo com ela, a cidade ainda registra oscilações sazonais, mas meses que eram tradicionalmente marcados por baixo fluxo, já começam a apurar recordes de ocupação. Como foi o caso de julho e dezembro do último ano, por exemplo.
“A demanda cresceu muito depois da pandemia. É um lazer interno, dos próprios belo-horizontinos que buscam hotéis na cidade para se hospedarem aos finais de semana. Isso tem sido ótimo. Está movimentando a cadeia e surge como nova opção de lazer na cidade”, explica.
A gerente conta que em maio, especificamente, a ocupação também atingiu níveis satisfatórios. E que os hóspedes estão vindo por negócio ou a lazer. “Em Belo Horizonte está acontecendo de tudo. É claro que ainda há uma forte procura do segmento corporativo, mas o lazer também aumentou. Estamos com uma demanda saudável. Públicos de passagem, que vêm à cidade por compromissos profissionais, e pessoas que vêm para eventos culturais. E é importante atendermos a todos, porque um compensa a baixa do outro”, avalia.
Assim, no caso do Ouro Minas, de segunda a sexta-feira, os hóspedes acabam sendo majoritariamente voltados para compromissos de eventos corporativos e negócios. Já aos finais de semana, são pessoas que buscam no hotel uma opção de lazer. “A Dolce é uma bandeira que encoraja esse tipo de hotel misto e o belo-horizontino comprou a ideia”, diz.
Dia dos Namorados
E para impulsionar ainda mais a proposta, o hotel preparou condições especiais para o Dia dos Namorados. É um serviço completo, que inclui hospedagem estendida, jantar especial no restaurante internacional Quinto do Ouro, localizado dentro do hotel, ou tábua de frios e uma garrafa do vinho da casa (espumante, tinto ou branco), servido no apartamento. Para esse ano, que o dia 12 de junho cai em uma segunda-feira, os casais podem escolher entre o sábado e a própria segunda.
Obras de revitalização
Em relação às obras de revitalização que estão sendo feitas no Ouro Minas, Monaline Alvarenga conta que há dois objetivos principais: a adequação para o perfil familiar, com mudanças tanto dos apartamentos quanto das áreas comuns, e o retrofit do empreendimento.
Neste sentido, ela destaca que o hotel já está totalmente sem carpete e que já foram estruturadas 10 suítes-famílias. “Inclusive, estamos com ocupação máxima em todos os finais de semana nessas unidades”, diz.
Além disso, todos os quartos já estão equipados com fechaduras de tecnologia bluetooth e smart tv. Ao todo, são 358 apartamentos e 20% deles passarão por uma reforma ainda mais completa, que inclui desde uma decoração mais moderna a tomadas USB. “Estamos adequando um andar por mês. São 25 andares, então até dezembro teremos mais de 70% do prédio concluído”, adianta.
Ouça a rádio de Minas