Ouro Preto terá shopping center com mais de 50 lojas em 2026
Um grupo formado por cinco empresários locais planeja investir cerca de R$ 45 milhões na construção do Shopping Ouro Preto, o primeiro no município da região Central de Minas Gerais. O empreendimento terá mais de 50 lojas, praça de alimentação, duas salas de cinema, áreas de convivência e espaços destinados para a realização de eventos. A expectativa é de inaugurar o mall em junho de 2026.
O complexo comercial está sendo erguido em um terreno localizado no bairro Bauxita e terá mais de 7 mil m² de área construída, além de aproximadamente 3 mil m² de área bruta locável (ABL). As obras da superestrutura do imóvel já foram concluídas. O espaço terá capacidade para abrigar lojas de 21m² a 320m² e estacionamento com 84 vagas disponíveis.
O público do mall envolve moradores locais, turistas e estudantes que vivem na região. O projeto promete fortalecer a economia local, impulsionando o comércio e o empreendedorismo, além de criar novos espaços de convivência na cidade. O primeiro shopping center de Ouro Preto deverá gerar 350 empregos diretos na região.
O sócio e diretor do Shopping Ouro Preto, André Luís Ferreira dos Santos, destaca que a expectativa dos envolvidos no projeto é de que o empreendimento possa se transformar em um espaço para compras, lazer, entretenimento para a família, para os jovens e para os turistas. “Que acolha todos os públicos, para todos da Região dos Inconfidentes”, acrescenta.
Primeiro shopping de Ouro Preto

O novo centro de compras da cidade histórica promete apresentar alto potencial de retorno, impulsionado pela demanda crescente e pela ausência de concorrentes diretos na região. O mix comercial será selecionado com foco na integração de serviços, conveniência, gastronomia, lazer e entretenimento.
Além disso, o município mineiro recebe cerca de 500 mil visitantes por ano, com fluxo turístico intenso durante datas como o Carnaval, a Semana Santa e o Festival de Inverno. A cidade possui aproximadamente 75 mil habitantes, sendo 12 mil estudantes, e tem PIB per capta de R$ 127.232,37.
De acordo com Santos, o shopping é um projeto pioneiro na região, com um conceito moderno e uma vista do Pico do Itacolomi. O complexo terá um rooftop com opções gastronômicas e contemplação exclusiva das montanhas. “Um nascer e pôr do sol exclusivos, com opções de lazer e atrações diversas para a Região dos Inconfidentes”, diz.

O empresário explica que as raízes dos sócios estão entre os principais motivos que influenciaram na decisão de escolher a cidade de Ouro Preto para receber esse novo projeto. “A vontade é de fazer algo inovador na nossa região para impulsionar e diversificar a economia local”, completa.
Ele garante que o planejamento dos sócios envolvidos está totalmente voltado para o funcionamento do Shopping Ouro Preto neste momento, sem planos para outros empreendimentos similares no curto prazo. “Porém, somos investidores natos e estamos sempre atentos a novas oportunidades”, pondera.
Ouça a rádio de Minas