“Pais” ganharão presentes comprados na internet

Mesmo com todos os impactos trazidos pela pandemia do Covid-19, o Dia dos Pais será celebrado, de alguma maneira, por muitos brasileiros. E as compras neste ano serão feitas, em sua maioria, pela internet. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Méliuz, empresa líder em cashback no Brasil.
Os dados apontam que 69% dos entrevistados devem presentear os pais, sendo que destes, 79% pretendem fazer a compra do presente, exclusivamente, em lojas on-line – 94,7% vão receber o pedido em casa e 5,3% devem retirá-lo em uma loja física. Apenas 11,7% dos entrevistados devem comprar o presente em lojas físicas e on-line e só 8,4% vão às compras, exclusivamente, em lojas físicas.
Apesar do impacto que a pandemia do coronavírus teve no comportamento de consumo do brasileiro, 52,7% dos respondentes afirmaram que as consequências não afetaram a escolha de onde comprar o presente do Dia dos Pais. Destes, 83% vão comprar (e já comprariam) exclusivamente em lojas on-line.
“Já comprava on-line, agora virou rotina. Não me vejo em lojas físicas tão cedo”, afirma Renatta Souzza, uma das entrevistadas da pesquisa.
Porém, para 47,3% dos entrevistados, a pandemia mudou sim a maneira de comprar o presente. Dos respondentes, 74% vão comprar exclusivamente on-line, mas preferiam ir às compras em lojas físicas ou dividir as compras entre lojas físicas e on-line.
O Dia das Mães de 2020, uma das principais datas sazonais do ano, também foi celebrada durante a pandemia do Covid-19 e já demonstrou o aumento da demanda por compras on-line. De acordo com dados da Compre&Confie, o faturamento alcançado pelos e-commerces, no período que antecedeu a data (25 de abril a 9 de maio), mais que dobrou em relação a 2019, passando de R$ 2,78 bilhões para R$ 6,02 bilhões. O crescimento, possivelmente, foi impulsionado pelas limitações impostas pela quarentena.
Escolha do presente – Para 53% dos respondentes, a pandemia afetou a decisão a respeito da compra do presente de Dia dos Pais – destes, 65% considera o impacto pequeno e 35% acham que a pandemia impactou muito na decisão.
Dentre os que pretendem presentear na data, a maior parte (36%) pretende gastar entre R$ 51 e R$ 100 com o presente. A média de valor que será investido não foi muito diferente do resultado da pesquisa realizada em 2019, com exceção da porcentagem de pessoas que buscam comprar presentes mais baratos (até R$ 50) – apesar das consequências da pandemia, menos pessoas pretendem gastar pouco (7,7% em 2020 vs. 14,8% em 2019).
Mais da metade das pessoas que pretende presentear (51%) deve optar por comprar roupas para os pais. A categoria Acessórios e Calçados ficou em segundo lugar (28%) nas escolhas, seguido de itens Eletrônicos e de Informática (25,1%), Perfumes e Cosméticos (22,18%) e Celulares (15,9%).
Data em ascensão – O Dia dos Pais é uma data que vem ganhando força e se firmando como uma das mais relevantes no número de vendas para o e-commerce. De acordo com levantamento da Ebit | Nielsen, em 2019 foram 6 milhões de pedidos, com um faturamento de R$ 2,5 bilhões, superando Dia das Mães e Dia dos Namorados.
O cashback e/ou cupom de desconto, neste caso, é um grande aliado na hora de atrair clientes e se destacar no varejo on-line, pois os clientes podem receber parte do valor das compras de volta. “Os consumidores buscam o máximo de recompensas quando realizam compras, por isso os programas de fidelidade, principalmente os de cashback, passaram a ser mais valorizados”, afirma o CEO e fundador do Méliuz, Israel Salmen.
As limitações de acesso às lojas físicas, além do crescimento de consumo na data podem ser uma grande oportunidade para a fidelização do cliente no e-commerce. Nesse contexto, oferecer uma boa experiência, desde o momento da compra até a entrega e pós venda, são fundamentais para manter o cliente fidelizado.
Avanço da modalidade vai além do varejo
O crescimento do e-commerce explodiu no Brasil após as medidas de isolamento social tomadas em decorrência da pandemia do coronavírus. Mas não é só no varejo que a transformação digital aconteceu. Os serviços de saúde também estão apostando nos canais de venda e atendimento digitais, como e-commerces e aplicativos.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto entre 23 de março e 31 de maio. Em pouco mais de dois meses, foram 107 mil novos estabelecimentos criados na internet para venda dos mais diferentes produtos. A projeção da entidade é de que a participação do e-commerce salte de 7% em 2019 para 15% já a partir de 2021.
Somente nos últimos três meses, a Framework – empresa que desenvolve soluções digitais em Belo Horizonte – registrou um aumento de 30% na procura por softwares de vendas e relacionamento com clientes, gerando 55 novos postos de trabalho. Destes, 29 contratações já foram efetivadas e 26 vagas ainda estão em aberto.
Durante a pandemia, a empresa já entregou serviços como o “Clique e Retire”, da Drogaria Araujo, e o novo e-commerce de planos de saúde da Unimed BH, voltado para pequenas e médias empresas que buscam planos para até 99 vidas.
“Hoje temos uma equipe locada dentro da Unimed BH para atender todas as demandas digitais da empresa. Lançamos um aplicativo para clientes, desenvolvemos um sistema integrado para os médicos cooperados e ainda ampliamos o e-commerce de planos de saúde, que até então era exclusivo para clientes individuais”, explica o diretor de operações da Framework, André Dib.
Na Drogaria Araujo, maior rede de farmácias de Minas Gerais, a equipe técnica da empresa também contou com toda a liberdade de criação para formatar uma ferramenta mais amigável, ágil e intuitiva, que possibilitará um aumento potencial das vendas. “Formatamos a plataforma ouvindo os clientes, os funcionários do atendimento e os gerentes da empresa. Ela traz, por exemplo, recomendação de produtos correlatos e exibição de mercadorias recorrentes. Em breve, haverá também o serviço de assinatura”, detalha Dib.
Entre as inovações implementadas na empresa varejista está o novo sistema “Clique e Retire”, que transformou cada loja da Drogaria Araujo em um ponto de entrega, otimizando a logística e diminuindo o tempo de entrega. É possível o cliente fazer as compras pela internet e retirar os produtos em poucos minutos na unidade que preferir. Outra ferramenta avançada é o “Box de retirada de produtos”, em que o cliente marca o horário para pegar a sua encomenda adquirida pelo site ou aplicativo, trazendo maior comodidade para o comprador e reduzindo custos de transporte para a empresa.
Construção colaborativa – Para desenvolver os melhores produtos para os clientes, a Framework utiliza das melhores técnicas de Design Thinking e Design Sprint 2.0. Nós a chamamos de Design Session.
A nossa metodologia baseia-se em apresentar uma solução inovadora por meio de um processo colaborativo e empático. Nela, são envolvidas diversas pessoas de várias áreas, que contribuem no diagnóstico do problema e na construção das alternativas para resolvê-los, de maneira participativa e multidisciplinar.
Na Framework, o processo possui três etapas: descobrir (identificar o problema do cliente), criar (elaborar e debater ideias para solucioná-lo) e validar (colocar em prática as melhores ações). “O envolvimento de muitas pessoas em oficinas garante a diversidade de observações e de ideias, fazendo com que o produto seja atraente para o seu público-alvo, torne-se útil e com uma tecnologia viável”, afirma André Dib.
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