Paisagismo em foco na CASACOR Minas 2025

O paisagismo é um instrumento ambiental potente, que pode ser utilizado como forma de melhorar a qualidade ambiental urbana. Seu foco principal está na harmonia entre a estética, funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes. Por conta disso, é uma das ferramentas com maior potencial de transformação das nossas cidades e, consequentemente, impacta diretamente a forma como a sociedade contemporânea se relaciona com a natureza. Parte essencial da experiência CASACOR está relacionada aos espaços verdes. Os jardins são um respiro visual em meio ao circuito da mostra.
Logo na entrada, o público é recebido pelo Jardim Semear Sonhos, de Wanderlan Pitangui. Concebido para valorizar a entrada principal do edifício, utiliza espécies de média altura, preservando a visibilidade da fachada, compondo com delicadeza e equilíbrio o conjunto visual da construção.
O Jardim Elo, de Ariel Teixeira, foi criado para conectar três ambientes. Com formas orgânicas e escultóricas, texturas naturais e uma extensa variedade de espécies tropicais marcantes, o espaço se destaca em meio ao circuito.

No Quintal dos Sonhos, de Cris Zumpano, montado em um deck de ipê natural em meio aos jardins que o circundam, a arquiteta escolheu espécies marcantes, como as bromélias e o cacto Rabo de Macaco, em harmonia com o colorido das apreciadas orquídeas da espécie Vanda.

O Jardim (In)spira, de Kat Rosa, reúne elementos naturais e sensoriais, oferecendo um respiro real e simbólico. O conceito está pautado na singeleza, passando a ideia de um campo que abraça poucas espécies e se colore com tons de verde e outras nuances. Entre os destaques, a nobre Acácia Seyal com seu tronco vermelho e tortuoso, em contraste com a folhagem fina e verde.

No Jardim das Taquaras, o paisagista Felipe Fontes optou por seguir uma linha naturalista, criando uma atmosfera moderna. A ideia foi valorizar as formações naturais, criando contrastes com as construções do entorno. Entre as espécies escolhidas, estão bambus, capins, samambaias e a composição de folhagens diversas oferecendo uma estética rica que é rica em texturas e movimentos.

O Quintal de Dentro, de André Rocha e Tiago Rossi, tem inspiração nas linhas elegantes do Art Déco, com influência dos clubes italianos, e na memória afetiva dos pomares. A ideia foi criar um espaço de permanência. Para isso, eles escolheram espécies frutíferas, como a romã, que acompanha a trilha das chaises, propondo um convite ao repouso e à contemplação.

O Jardim: Raízes do Tempo, assinado pela equipe do Dr. Do Mato Soluções em Paisagismo, mistura espécies nativas e ornamentais, formas orgânicas e linhas precisas, criando um mural verde para os visitantes do restaurante Minéra. Troncos, pedras e folhagens esculturais evocam a passagem dos anos, enquanto as práticas sustentáveis nele aplicadas reforçam o compromisso com o amanhã. Um projeto de paisagismo criado para contemplar o tempo e a natureza.

Carro oficial da mostra está integrado aos jardins
Ao visitar a área externa onde estão os jardins, o público poderá conhecer o carro oficial da CASACOR Minas. O Aion V é um SUV 100% elétrico, repleto de recursos tecnológicos. Apesar de nova no Brasil, a chinesa GAC é uma das maiores fabricantes do mundo e traz em seu portfólio modelos eletrificados e a combustão. A representação da marca em BH é realizada pelo Grupo Jorlan.

Entre os destaques do modelo, estão: bancos com sistema de massagem e encosto reclinável (que viram cama), compartimento térmico entre os bancos dianteiros, com controle de temperatura de -15°C a 50°C.
O sistema de som tem nove alto-falantes; tela multimídia sensível ao toque, painel digital e conectividade. O Aion V é equipado com motor elétrico de 204 cv e 240 Nm de torque, capaz de levá-lo de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A bateria tem autonomia de 389 quilômetros, segundo o Inmetro, e recarga rápida de 30% a 80% em apenas 16 minutos. O modelo da GAC tem porta-malas de 427 litros.
30ª CASACOR Minas Gerais
Data: até dia 5/10
Local: PUC Minas Lourdes – Rua da Bahia, 2.020
Ingressos: site ou na bilheteria do evento
Ouça a rádio de Minas