Pandemia acelera negócios da NetLex, que cresceu 260% em 2020
17 de março de 2021

Para a realização de um bom negócio, a redação de um contrato de forma clara, objetiva e que contemple todas as obrigações e direitos das partes é, obviamente, fundamental. Mas um contrato é muito mais que isso. O ciclo de vida dos contratos vai da criação à gestão, e cada fase pode ter impacto direto sobre o resultado dos negócios. Quanto maior a empresa, mais sensível se torna a gestão. Acompanhar direitos e obrigações é uma tarefa que demanda tempo e capacidade de análise apurada.
No contexto da pandemia, em que foi imperioso fazer a revisão de contratos para quase todos os tipos e portes de empresas, a gestão se mostrou fundamental. Foi nesse cenário e por atender um problema agudo que a NetLex, plataforma tecnológica que automatiza a gestão do ciclo de vida dos contratos, cresceu 260% em 2020.
Sediada em Belo Horizonte e com escritório em São Paulo, a startup surgiu no final de 2015 atendendo empresas de grande porte. De acordo com o CEO da NetLex, Flávio Ribeiro, toda a gestão dos contratos é feita dentro da plataforma, o que evita prejuízos desnecessários causados por erros no meio do caminho. A tecnologia permite configurar alertas automáticos a partir de dados contratuais, como prazos, valores e garantias, além de gerar dados e relatórios para monitoramento.
“Qualquer empresa é uma ficção jurídica que se vincula ao mundo através dos contratos. Cada empresa é um fecho de contratos. Percebemos que a maioria delas ainda lida de forma muito rudimentar com os contratos, usando o que chamamos ‘combo anos 90’: word, e-mail e excel. A primeira ação no início da pandemia foi rever os contratos e isso evidenciou a desorganização dessa área. Existe um valor estratégico nessas informações, muito valor a ser extraído de dentro dos contratos. Estudos mostram que quase 10% do faturamento pode ser alterado por isso”, explica Ribeiro.
A ideia é que as empresas tenham acesso a uma série de informações contratuais que antes não eram facilmente gerenciadas, como métricas de desempenho, avaliação de fornecedores, prazos contratuais e gestão de garantias. Isso permite uma melhor gestão sobre os contratos e informações mais ricas para amparar as tomadas de decisão.
“A gestão automatizada permite que diversos departamentos como suprimentos, vendas, jurídico e recursos humanos sejam liberados para uma atuação muito mais estratégica. Uma melhor gestão contratual não é só checar se está tudo sendo feito dentro do prazo. Se todo esse processo fica mais rápido, a empresa fica mais rápida como um todo. Isso diminui custos relevantes com o processo e com o gerenciamento dos fornecedores, por exemplo, levando à redução de riscos e menor taxa de judicialização, gerando economia mais uma vez”, pontua.
Internacionalização
A meta da NetLex para 2021 é repetir a performance do ano passado, crescendo entre duas e três vezes o faturamento. Para isso, a estratégia passa pela internacionalização. A previsão é estrear no mercado argentino ainda este semestre.
“Começamos a pensar na internacionalização em 2019. Atendíamos empresas globais e, assim, já estávamos em uma competição global e, melhor, percebemos que ganhávamos essas brigas. Vimos que o esforço de globalizar é relativamente pequeno. Começamos a usar nossa base de clientes para trabalhar lá fora, eles foram nos levando. Queremos aprender mais em como vender para fora. Ainda não vamos fazer filiais, mas vemos isso como o nosso mindset”, completa o CEO da NetLex.

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!
Comentários
Conteúdo Relacionado
Logísitica
01/12/23
Mudanças Climáticas
01/12/23
Reconhecimento
01/12/23
Governança Corporativa
01/12/23