Negócios

Resort em Esmeraldas aposta em nicho bilionário e projeta crescimento de 15%

Parque do Avestruz amplia estrutura em Esmeraldas, diversifica receitas e mira público de alto padrão
Resort em Esmeraldas aposta em nicho bilionário e projeta crescimento de 15%
Foto: Divulgação

Em um mercado global de turismo de bem-estar que se aproxima da marca de US$ 1,1 trilhão, segundo o Global Wellness Institute (GWI), Minas Gerais começa a encontrar nos nichos de alto valor agregado uma oportunidade para fortalecer a hotelaria local. Nesse cenário, o Parque do Avestruz Eco Resort, localizado em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), projeta repetir em 2025 o crescimento de 15% registrado em 2024.

O avanço está ligado ao posicionamento estratégico do resort, que atua em um segmento voltado para as classes A e B e combina infraestrutura de lazer de padrão internacional com serviços de relaxamento e contato com a natureza. Esse modelo, segundo a diretora comercial e de marketing do Parque do Avestruz Eco Resort, Fabiana Silveira, tem sustentado a taxa de crescimento e se mostrado um caminho consistente para o turismo de negócios e lazer no Estado.

Fabiana Silveira
Foto: Divulgação

A confiança na consolidação desse nicho como pilar da operação aparece nos investimentos mais recentes. O resort inaugurou uma piscina de 800 m² e está em andamento a modernização da fazendinha, que vai dar lugar a um Safari, que vai combinar a experiência de animais reais como avestruz, pôneis etc., com animais mecatrônicos, com foco no público familiar.

Estratégia e perfil de público

A análise de hóspedes reforça o direcionamento para um público de alto poder aquisitivo, majoritariamente das classes A e B, com faixa etária predominante entre 35 e 55 anos. A maioria vem da Grande BH, mas cresce o fluxo de visitantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Também aumenta a presença de turistas internacionais.

A condução do Parque do Avestruz é feita por uma estrutura familiar profissionalizada, formada por quatro irmãos e uma sobrinha:

• Fabiana Silveira, diretora comercial e de marketing;
• Rogério Silveira, diretor de compras e logística;
• Adriano Silveira, diretor administrativo-financeiro;
• Luciana Silveira, diretora operacional.

O conceito de bem-estar é entendido por Fabiana Silveira como uma experiência completa, que integra relaxamento, contemplação e movimento. O Nature Spa oferece mais de 10 opções de tratamentos, enquanto o complexo aquático tem sido ampliado como forma de aumentar o apelo para famílias.

Diversificação e impacto regional

A diversificação das receitas é um dos pilares da estratégia. “Hoje, 80% da ocupação vem do segmento de lazer, mas a meta é ampliar a participação do setor corporativo com a inauguração de um novo centro de convenções. A capacidade de sediar casamentos e eventos empresariais amplia o potencial de receita e posiciona o resort como um hub de negócios e lazer na região”, afirma Fabiana Silveira.

O impacto na economia local de Esmeraldas também vem ganhando relevância. O resort movimenta o comércio, mantém parcerias com fornecedores regionais e fortalece a visibilidade do município como destino turístico. A expectativa é que esse movimento se intensifique com a futura inauguração do Dino Eco Parque, prevista para 2027, que pode atrair cerca de 350 mil visitantes por ano.

A sinergia entre o resort e o parque temático tem potencial para consolidar Esmeraldas como um novo polo turístico de Minas Gerais. Para Fabiana Silveira, o apoio do governo à retomada do setor hoteleiro após a pandemia, somado à valorização da gastronomia e da hospitalidade mineiras, foi decisivo para atrair um público disposto a pagar por experiências de alto valor agregado.

A combinação entre gestão familiar profissionalizada, foco em nichos de mercado em expansão e capacidade de gerar impacto regional é o que sustenta a previsão otimista de crescimento de 15% para o Parque do Avestruz em 2025.

Prêmio Melhores Destinos 2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque do Avestruz Eco Resort foi eleito um dos 15 melhores eco resorts do Brasil, segundo o Prêmio Melhores Destinos 2025. O empreendimento ocupa a sétima posição nacional e é o único representante mineiro no ranking, reforçando a consolidação de Minas Gerais como destino de turismo sustentável e de alto padrão.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas